Nesta autobiografia, a protagonista descreve, de modo lírico, a surpresa da solidão e da batalha interior com as quais se depara ao longo de sua jornada espiritual, familiar e profissional. Descreve as características próprias de uma pessoa com dificuldade de integração e inclusão. Menciona escolhas profissionais e frustrações experimentadas, até perceber a necessidade de um alinhamento com um propósito maior. De modo interativo, possibilita ao leitor identificar e observar as evoluções das etapas da vida, reconhecendo sentimentos, precocidade, curiosidade e sensualidade pertinentes ao próprio desenvolvimento.
Ao falar do Amor e do cuidado de Deus, aconselha o leitor a externar suas emoções face à racionalidade e emotividade.
Ao estabelecer prioridades relevantes para si, interage com a diversidade de profissões e de caráter que podem ser alcançadas pela grandeza do Amor de Deus.
A autora também revela as próprias fantasias, temores, responsabilidades e expectativas de santificação e purificação, confessando e orando acerca de fragilidades e fraquezas que são divinamente tratadas.
Falando em perdas, fracassos e desvios, descreve um tempo de confusão e insanidade que se encerra ao restaurar a unidade familiar, social e religiosa. Se você deseja um Caminho Vivo e de Novidade, encontrará aqui razões para perseverar.