Rascunhos quase poéticos é a primeira antologia de poesias do músico, compositor e artista visual Sérgio Raz.
Neste livro o artista se manifesta livremente sobre experiências vividas em tempos recentes e evidencia a influência de autores como Paulo Leminski, João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector sobre seu estilo poético.
O livro é dividido em cinco partes contrastantes. "Andanças", em que Raz descreve impressões sobre paisagens e lugares visitados em tempos recentes. "Contos Pandêmicos", segunda parte do livro, nos revela as angústias e incertezas do autor no início da pandemia, vivida por ele isolado em um apartamento no Rio de Janeiro, época em que escreveu diariamente. "Leminskianas" é a terceira parte da antologia, em que o autor revela a forte influência do poeta curitibano Paulo Leminski sobre sua escrita. Na quarta parte, que intitula o livro, "Rascunhos Quase Poéticos", o músico/poeta se expressa sobre temas diversos em que se destacam Quando Django Toca Nuages, Estudo Sobre o Silêncio e Por que escrevo?. Na quinta e última parte do livro, "Para Ana", há um único poema, A Violinista, escrito para a grande violinista brasileira Ana de Oliveira.