Tudo em nossa época conspira para transformar o escritor, bem como qualquer outro tipo de artista, em um funcionário menor que trabalha em temas que lhe são transmitidos de cima e que nunca diz o que lhe parece ser toda a verdade.Tudo em nossa época conspira para transformar o escritor, bem como qualquer outro tipo de artista, em um funcionário menor que trabalha em temas que lhe são transmitidos de cima e que nunca diz o que lhe parece ser toda a verdade.
Mundialmente conhecido por seus romances, George Orwell deixou um testemunho igualmente significativo em seus ensaios. Ao longo da vida escreveu sobre os mais variados assuntos, desde as grandes questões sociais e políticas até temas literários, sempre buscando chegar com sua prosa incisiva às verdades fundamentais do homem e do mundo.
Nesta seleta de ensaios e artigos, o leitor verá Orwell narrar em detalhes a própria VIDA, OBRA E VOCAÇÃO LITERÁRIA, bem como expor suas opiniões a respeito da LITERATURA e pintar inesquecíveis PERFIS como os de Dickens, Yeats, Kipling, Mark Twain e Koestler. Em seguida, poderá acompanhar seus mais belos ENSAIOS LITERÁRIOS, como “Dentro da baleia”, “Tolstói e Shakespeare” ou a minuciosa análise das Viagens de Gulliver, para enfim ver a perspicácia orwelliana até nas RESENHAS DE LIVROS.