Todos os caminhos da obra de Autran Dourado levam a um mesmo e mítico local. Uma geografia que combina a Minas Gerais profunda, onde o autor nasceu em 1926, e o universo tão imaterial e ao mesmo tempo palpável da linguagem, trabalhada das mais variadas formas, do romance ao conto, passando pelo ensaio e a novela.
Publicada em 1964, Uma vida em segredo é uma das mais prestigiadas obras do autor. A novela conta a história de Biela, uma moça desajeitada, encolhida e feia, que nasceu e cresceu na roça. Um dia, após a morte do pai, ela chega à cidade, com um vestido antiquado, para viver com o primo Conrado, seu testamenteiro e tutor.
Tímida, taciturna, Biela não é apenas uma personalidade discreta, mas alguém que quer preservar sua intimidade, seu mundo pequeno e sereno. Um mundo do qual captamos poucas revelaçőes. Sua vida pacata transcorre, assim, subterrânea, em sua vocaçăo de freira sem claustro, de renúncia às pompas e circunstâncias. Fora um noivado frustrado, muito pouco acontecerá na vida de Biela.
Trabalho esmerado de Autran Dourado, recriação inventiva dos modos e linguagem da gente do interior, Uma vida em segredo é uma jóia do novelário brasileiro, frequentemente comparada a Um coração singelo, de Flaubert.
Autor vencedor do Prêmio Camões (2000) e do Prêmio Machado de Assis (2008).