"Permanência clássica" é o 39º volume da Coleção Ensaios Transversais, publicado pelo selo Escrituras desde 1997. Os organizadores, os professores Brunno V. G. Vieira e Márcio Thamos, nos apresentam, nesta série de ensaios, uma importante variedades de visões sobre o passado clássico, a partir da perspectiva e do esforço interpretativo de atuantes estudiosos brasileiros. Trata-se de uma obra que poderá colaborar para a fixação de certa imagem contemporânea da Antiguidade greco-romana, ao promover seu reconhecimento entre nós.
O livro se divide em duas partes, procurando representar dois modos fundamentais de leitura na recepção do legado clássico. A primeira parte, denominada Percursos da Permanência Clássica, dá lugar a visões que colocam em perspectiva diferentes interpretações e reapropriações da Antiguidade através dos tempos. A segunda parte, intitulada Momentos da Permanência Clássica, acolhe artigos que se fixam em um dado momento do passado, propondo contemporâneos gestos de leitura que refletem sobre a herança literária da Antiguidade a partir dos próprios textos antigos ou através dos usos de textos por autores da literatura lusófona.
A Coleção Ensaios Transversais, coordenada pelo Prof. Nílson Machado, da Faculdade de Educação da USP, trata de temas que articulam reflexões teóricas e ações cotidianas, em busca do que se poderia caracterizar como uma Scientia Activa, um debate aberto, que transcenda a mera reiteração de ecos e contribua efetivamente para a negociação e a partilha de significações. Tal fusão de horizontes é condição de possibilidade para um acordo no discurso, fundamental para a construção da cidadania.