Esta é a edição especial em homenagem aos 500 anos do nascimento do imortal poeta Luís Vaz de Camões — 1524 - 1580.
Publicada em 1572, a obra é um poema épico dividido em dez cantos que narra os feitos marítimos portugueses, com especial destaque para a viagem de Vasco da Gama à Índia e as proezas de seus companheiros, entrelaçando magistralmente os momentos emblemáticos da história de Portugal.
Esta reprodução é inspirada na célebre edição histórica revista por Morgado de Matteus em 1817, enriquecida com as artes produzidas por Emilio Biel para a edição comemorativa de 1880, lançada por ocasião do terceiro centenário da morte do poeta, ambas raríssimas.
Já nas primeiras páginas, o leitor encontra duas ilustrações de Camões, e no decorrer de toda a obra, artes trabalhadas nos mínimos detalhes, tanto nas estampas de abertura dos cantos quanto em cada uma das cenas mais importantes do épico português. Isto é algo para ser apreciado minuciosamente, pois foram trabalhos realizados com maestria por grandes artistas europeus — pintores e tipógrafos — daquela época.
A edição de 1817 exclusiva contou com apenas 210 exemplares, considerada então um presente diplomático de imenso prestígio, destinado a monarcas e governantes de nações-chave mundo afora, tais como Brasil, Portugal, França, Inglaterra, Espanha, entre outros.
Entre os agraciados estavam dois representantes da família Bonaparte, o príncipe Eugênio e a rainha Hortênsia de Beauharnais.
Esta obra não é apenas uma reunião das mais prestigiadas edições históricas de Os Lusíadas, mas também uma celebração da literatura e da arte, rica em comentários críticos e anotações, além de magníficas xilogravuras, pinturas e ilustrações que representam o apogeu da expressão artística do século XIX.