Primeiro de três volumes das obras completas de Adolfo Bioy Casares, este livro traz clássicos universais em novas
traduções, como "A invenção de Morel" e "O sonho dos heróis", e livros inéditos no Brasil, como "A trama celeste" e "História prodigiosa"
No ano em que se comemora o centenário de Adolfo Bioy Casares, a Biblioteca Azul dá início à publicação das "Obras Completas" deste grande nome da literatura do século XX. O primeiro volume reúne seis livros do autor, de seu romance mais conhecido, "A invenção de Morel", ao inédito "As vésperas de Fausto", raridade lançada em uma edição independente em 1949. A edição apresenta novas traduções de títulos escritos entre 1940 e 1958 e traz ainda textos dispersos em diários, revistas ou publicações de distribuição limitada.
Leitor voraz e apreciador do que chamou de literatura fantástica, Bioy Casares é autor de histórias que misturam suspense, referências a romances policiais e elementos inesperados, tudo isso permeado pelo refinamento adquirido ao longo de uma vida dedicada à literatura. Amigo e parceiro de Jorge Luis Borges, com quem escreveu as histórias do personagem H. Bustos Domecq, que estão sendo relançados pela Biblioteca Azul, Bioy Casares recebe enfim uma edição que destaca a extensão e a qualidade de sua produção, que o coloca entre os principais autores de língua espanhola.
O primeiro volume das "Obras Completas" inclui romances que se encontravam há décadas fora das livrarias como "Plano de Fuga" e "A trama celeste". A organização de toda a obra completa, que será publicada em três volumes, é do pesquisador argentino Daniel Martino, especialista na obra do escritor, responsável pelo estabelecimento do texto e pelas notas que apontam as variações de texto ao longo da obra.
"História prodigiosa" e "O sonho dos heróis" são os últimos livros a integrar o volume. Além dos títulos, parte da edição é dedicada a textos dispersos, a maioria prólogos e resenhas publicadas entre 1940-58, que ressaltam o humor e a ironia de um apaixonado pela literatura. Os apêndices reúnem ideias iniciais para a criação de obras que integram o primeiro volume como os contos "Dois reis do futuro" e "O outro labirinto".
"Obras Completas" não se destina apenas aos admiradores do autor, mas também àqueles desejam conhecer melhor o trabalho de um mestre da literatura.