Rua do Sabão publica clássico da literatura holandesa do século XX inédito em português
Publicado originalmente em 1948, O Amigo Perdido é a obra-prima de Hella Haasse, chamada de “a grande dama” da literatura holandesa.
O livro, que se tornou um dos romances holandeses mais conhecidos no mundo e um elemento básico da educação literária do país, é lançado no Brasil com tradução direta do holandês.
Narrado em primeira pessoa, o romance se passa nas Índias Orientais Holandesas (atual Indonésia) e conta em primeira pessoa a história de um menino criado numa plantação colonial. Seu amigo de infância, Urug, é um rapaz de mesma idade, mas de ascendência nativa. À medida em que o narrador cresce, as circunstâncias políticas e raciais da vida colonial, além da guerra, trarão novas dinâmicas a essa amizade.
O personagem principal é filho de holandeses que administram uma fazenda na colônia. Apesar dos laços de sangue com a Holanda, o personagem cresce em meio a comunidade colonial, aprende a língua e costumes nativos, no que é repreendido pelo pai, que deseja que ele tenha uma educação europeia.
É justamente, Urug quem personifica a colônia. Exprimindo sua admiração pelo amigo, o personagem busca, na infância, não ver as diferenças que a sociedade coloca entre eles. Busca integrar-se.
Porém, numa festa, os pais holandeses e seus amigos decidem mergulhar num lago sagrado, à noite, uma cratera aberta por um meteoro e cheia de água, posta na selva. Quem os guia é o pai de Urug. Um acidente, contudo, muda tudo.