Com apenas 9 anos, enquanto segura um artigo de jornal em suas mãos, Vincenza sonha com seu futuro: trabalhar como médica nos países em desenvolvimento para curar os mais necessitados, os últimos da Terra. O sonho se torna realidade e a jovem recém-formada em Medicina parte sem temer obstáculos, cheia de paixão e dedicação tão fortes que nem mesmo um atentado que ameaça tirar sua vida aos 27 anos de idade, na Guatemala, impede sua corajosa determinação em seguir seu projeto de vida.
A autora conta sua história por meio de suas missões pelo mundo, em Angola, Tanzânia, Moçambique, Uganda, Brasil, sempre junto de sua pequena Emily, que cria sozinha como mãe solo e que, como ela, torna-se médica, herdando a paixão pela mesma profissão.
Desde sua infância em Puglia, em uma família profundamente ligada à terra e às tradições, ela se lança com coragem e resolução pela vida afora para realizar o futuro que havia imaginado desde criança.
Emoções, satisfações, amores lindos quanto impossíveis e também quedas inevitáveis, fracassos e sofrimentos de uma vida sem raízes, tudo acompanhado por uma pitada de ironia, revelam a tridimensionalidade de uma mulher forte e frágil, sempre extraordinariamente humana e indiscutivelmente única.