No pacata cidadezinha de St. Petersburg, às margens do rio Mississippi, Tom Sawyer, um menino órfão, sonhador e muito esperto, apronta as maiores peripécias para contornar as exigências da tia Polly e da escola. Tom e seu grande amigo Huckleberry Finn brincam de pirata, caçam tesouros e criam tantas aventuras quanto uma criança pode imaginar. No entanto, a missão em que a dupla está prestes a embarcar trará mais problemas do que o esperado. Será que os dois conseguirão escapar ilesos desse perigo? Um dos personagens mais importantes do cânone literário norte-americano, Tom Sawyer é um garoto esperto que mora com a tia, o irmão e a prima em um povoado às margens do mítico rio Mississippi, durante o período escravocrata. Sempre em busca de aventuras, Tom vive matando aulas e planejando esquemas para se safar do trabalho, duas atividades que desempenha com maestria. No seu tempo livre, ele se junta ao grande parceiro Huckleberry Finn e realiza as mais mirabolantes façanhas em busca de tesouros. Até que um dia os dois presenciam um assassinato, cujo desenrolar mudará para sempre as suas vidas.
Publicado em 1876 por Mark Twain, considerado o pai da literatura moderna dos Estados Unidos, As aventuras de Tom Sawyer revela aos poucos a complexidade em sua trama aparentemente simples. Por trás da narrativa divertida sobre duas crianças destemidas, este clássico é uma lição de humanidade e fraternidade.
Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), mais conhecido pelo pseudônimo Mark Twain, nasceu na Flórida e passou sua infância na cidade de Hannibal, no Missouri, pequeno porto do rio Mississippi. Foi pintor ambulante, aprendiz de impressor e ocasional escritor para jornais da Filadélfia e de St. Louis. Pilotou barcos a vapor no Mississippi e, no início da Guerra de Secessão, foi também soldado. Após a guerra, ganhou a vida como minerador e prospector, para então ingressar na carreira de jornalista. Entre suas principais obras, além de As aventuras de Tom Sawyer, destacam-se, As aventuras de Huckleberry Finn, Tom Sawyer detetive, Um ianque na corte do rei Artur, O roubo do elefante branco e As viagens de Tom Sawyer.