Apaixonado por Monteiro Lobato, futebol e por contar histórias, João Carlos Marinho é, sem dúvida alguma, um mestre da literatura infanto-juvenil do nosso país. Com histórias mirabolantes e com personagens ainda mais divertidos, ele tinha o dom de criar títulos engraçados e uma estrutura que envolve textos e imagens, sempre explorando uma variedade diversa de temas. É assim que não só ele se tornou um sucesso de vendas absoluto, marcando gerações e se tornando um clássico, como também deu vida, entre outros, A Turma do Gordo, composta por Gordo, Edmundo, Berenice e Pituca. Mais de 50 anos após a criação dos personagens, eles ganham um box pela Global Editora, que reúne todos os títulos da saga e celebra o que tem de medo na literatura do autor – incluindo o famoso O gênio do crime.
Esse livro é o que deu início ao que ficou conhecido como A Turma do Gordo. A história aborda uma revolta, as crianças querem defender Seu Tomé, um homem que começa a perder dinheiro quando sua fábrica de figurinhas ganha um competidor clandestino. Edmundo, Pituca e Bolachão, e mais adiante, Berenice, entram em cena para descobrir a fábrica clandestina. Acontece que não se trata de simples bandidos. A quadrilha é chefiada por um gênio do crime. Gordo é procurado e trava um espetacular duelo de inteligências, que começa pelo incrível sistema de seguir pelo avesso. Um livro que, de saída, conquistou o Brasil.
O box conta também com outros clássicos do autor, como O caneco de prata (onde a turma do gordo trava uma disputa acirrada em um jogo de futebol) e Sangue fresco, clássico que faz 40 anos em 2022 e conta sobre a vez que Gordo e sua turma foram sequestrados por uma gangue na Amazônia que roubava sangue de crianças; além disso, O Livro da Berenice, Berenice contra o maluco janeloso, O disco I – a viagem, O conde Frutreson, Cascata de cuspe, Berenice Detetive, O disco II, O gordo contra os pedófilos, Assassinato na literatura infantil e O fantasma da alameda santos também fazem parte do box, totalizando 13 livros.