Contos reunidos, de Anna Maria Martins, é a antologia definitiva da escritora paulistana que nos deixou em 2020, não sem antes, em conjunto com a filha Ana Luisa, selecionar e organizar os contos que compõem a obra que está sendo lançada pela Faria e Silva Editora.
Membro da Academia Paulista de Letras, Anna Maria Martins foi vencedora dos prêmios Jabuti e Afonso Arinos, da ABL. Em 2021, a UBE-União Brasileira de Escritores instituiu o Concurso Nacional de Contos Anna Maria Martins.
Os contos da autora foram analisados por grandes escritores e críticos brasileiros, entre eles Antonio Candido, Cremilda Medina, Edla Van Steen e Fabio Lucas. Vale destacar as palavras de Jorge Medauar: “Você vai ler uma escritora que desceu fundo à alma dos seus personagens. Espiou a vida dentro de cada um. Foi aos porões, labirintos, subterrâneos, túneis que cada ser humano carrega na intimidade”. Para Silvana Salerno: “a contista representa o que há de melhor na literatura brasileira. Com estilo ágil, conciso e elegante, olhar perspicaz e boa dose de ironia, ela traça em seus contos um perfil certeiro de nossa sociedade”.
Trechos de outros comentários são apresentados no final do livro, bem como informações sobre a autora.
A edição conta ainda com uma introdução de Mariana Ianelli, jovem poeta e crítica literária, que destaca a estreia de Anna Maria, nos anos de chumbo de 1970, “num meio literário onde mulheres escritoras, proporcionalmente aos homens, continuavam a ser presença quase exótica”.