As possibilidades são infinitas... só cuidado com o que deseja. De dois dos titãs da ficção científica, o sonho de qualquer fã: o calor e a humanidade de Pratchett aliados à imaginação extraordinariamente fértil de Baxter neste primeiro volume da série Terra Longa.
A oficial Monica Jansson vasculha o que restou da casa de um cientista recluso, misteriosamente desaparecido. Enquanto abre caminho por entre os escombros, Jansson encontra um artefato curioso: uma caixa contendo uma fiação rudimentar, uma chave de três posições e… uma batata.
É o protótipo de um Saltador, aparelho que permite viagens por infinitas Terras paralelas, um salto de cada vez. Mas, ao que parece, somente a Terra original conta com vida humana – as demais são incríveis variações de fauna e flora virgens, mundos sem fim com vastos recursos naturais.
Anos depois, Joshua Valienté é um saltador natural, que não precisa do aparelho para transitar entre universos. Após passar boa parte da vida como um andarilho solitário pelas múltiplas Terras às quais tem acesso, ele é recrutado pela influente Black Corporation para uma viagem de exploração.
O objetivo: seguir até os confins desses múltiplos mundos, afastando-se cada vez mais da Terra Padrão, e descobrir os segredos e surpresas que a Terra Longa reserva.
“Vindo de dois dos titãs da ficção científica, tem-se o sonho de qualquer fã – o calor e a humanidade de Pratchett aliados à imaginação extraordinariamente fértil de Baxter.” – The Guardian
“Alquimia literária. Nas mãos de Pratchett e Baxter, as possibilidades são quase infinitas.” – SFX
“Um triunfo: acessível, divertido e reflexivo.” – The Independent