"
Duas mulheres lutam por um homem. Duas rainhas competem pelo poder. E o futuro da Inglaterra está em jogo.
Maria Stuart, a rainha dos escoceses, é uma das personagens mais controversas da História, sendo vista ora como uma mulher romântica e fervorosa, ora como uma manipuladora leviana. A outra rainha destaca os anos de cativeiro de Maria, que, ao fugir dos rebeldes na Escócia, refugia-se sob a proteção de sua prima, Elizabeth I, e acaba prisioneira na casa de George Talbot, conde de Shrewsbury, e sua mulher, Bess de Hardwick.
A história é narrada sob a perspectiva desses três personagens tão diferentes: Bess, uma mulher intensa e independente, com talento para administrar bens e cuidar de finanças, que estrategicamente pensa na ascensão social de sua família ao hospedar a rainha; George, um homem honrado e extremamente leal a Elizabeth; e a própria Maria da Escócia.
Durante os anos de cárcere da rainha dos escoceses, são revelados os sonhos, as convicções, as frustrações e as esperanças dos narradores, tendo como cenário a grande insurreição do norte, que pretende libertar Maria e devolvê-la ao trono da Escócia.
Enquanto os lordes ingleses, juntamente com a Espanha, o duque de Northumberland e os condes do Norte tramam essa conspiração, que será a maior ameaça já enfrentada por Elizabeth, o grande espião Cecil arma uma cilada para todos eles.
"