"
Obra de um dos mais importantes e representativos autores do século XX e Prêmio Nobel de Literatura em edição de bolso.
Em A morte feliz, Albert Camus retrata a busca pela felicidade, assim como a aceitação, o entendimento e a consciência da morte. O autor acredita que, para conquistar a felicidade, é necessário ser independente, livre, mas também ter dinheiro; a pobreza é a condição que impede a vida feliz.
Esta obra foi o trabalho precursor de seu livro mais famoso, O estrangeiro. O protagonista Patrice Mersault de A morte feliz tem características muito semelhantes a Meursault de O estrangeiro, ambos são franco-argelinos e levam uma vida difícil em uma sociedade indiferente. Em A morte feliz, o protagonista mata um homem a sangue frio, e acompanhamos sua jornada por várias fases, como exílio, hedonismo, privação e morte.
Apesar da morte precoce, Albert Camus deixou um legado para a sociedade e para cada indivíduo, iluminando os problemas da consciência humana. Nesta obra, o autor nos mostra um vislumbre de sua filosofia de ação e responsabilidade moral que faria dele e a figura central do pensamento de nosso tempo.
"