Ao longo da história, grandes discursos produziram grandes mudanças e deram voz a importantes transformações. Seja incitando a violência ou reafirmando o controle político; restaurando a paz e assegurando a liberdade, nada tem um poder mais genuíno que um discurso apresentado no momento certo, no lugar certo e para o público adequado.
50 discursos que marcaram o mundo moderno é uma reunião dos mais influentes e instigantes discursos que moldaram o mundo em que vivemos. Abarcando oradores dos séculos XX e XXI, esta seleção, organizada cronologicamente, foi compilada contemplando todos os cantos do mundo, incluindo desde o discurso de 1908 da sufragista britânica Emmeline Pankhurst, passando por Lenin, Gandhi,
Ben-Gurion, Einstein, Khrushchev, Che Guevara, Luther King, Malcolm X, Mandela, Benazir Bhutto e Bin Laden, entre outros, até os mais importantes discursos deste início de século, como o de Theresa May, primeira-ministra britânica, após o referendo do Brexit.
Dos inflamados discursos de propaganda durante a Segunda Guerra Mundial à cautelosa retórica do período da Guerra Fria, passando por manifestações que denunciam o status quo em questões de raça, gênero e política, até comunicados às massas sobre a aids e o terrorismo, além do marco inicial da redemocratização no Brasil com a fala de Ulysses Guimarães quando da promulgação da Constituição Cidadã de 1988, este livro apresenta os mais importantes discursos da era moderna e revela por que eles permanecerão tão relevantes.
Cada discurso conta com uma apresentação e notas que explicam seu contexto, sua importância e seu impacto.