SINOPSE DE "GERMINAL":
Esta obra narra uma revolta de mineiros na cidade de Montsou, onde estes se sublevam contra condições de trabalho draconianas. Enquanto as famílias operárias sofrem de fome e de penúria generalizada, a mina Voraz condena gerações de trabalhadores a cuspir carvão para obterem seu mínimo sustento. É lá embaixo, no subsolo, que surge a necessidade de se organizarem para sobreviver, e caberá ao recém-chegado Étienne Lantier profetizar novos tempos para a massa de carvoeiros que sufoca debaixo da terra. Na superfície, após escaramuças e tiroteios, a mobilização foge do controle do líder operário e os mineiros acabam retomando o trabalho para não morrerem de fome.
SINOPSE DE "ILUSÕES PERDIDAS":
Luciano tem um futuro brilhante pela frente. Ele é talentoso e sua habilidade como escritor é promissora. Sua única falha: ele não carrega nenhuma legitimidade. Ainda assim, ele enamora-se e goza do prestígio de sra. de Bargeton, uma mulher da nobreza que o introduz na alta sociedade da província. Essa relação o levará a Paris e ao corrompido mundo do jornalismo, dominado pela ganância e onde os sonhos não têm vez. Escrito entre 1835 e 1843, Ilusões perdidas é um retrato abrangente e corrosivo da Restauração Francesa do início do século XIX, habitada por tipos sociais que Balzac analisou como ninguém.
SINOPSE DE "OS MAIAS":
Publicada pela primeira vez em 1888, Os Maias é uma trama monumental que abarca três gerações de uma mesma família. Neste livro, considerado um dos mais importantes da literatura portuguesa, Eça de Queirós lança mão de conceitos até então novos, como psicanálise a genética, para explicar a personalidade dos familiares e aborda temas polêmicos para a época, como divórcio, o suicídio e o incesto.