Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Qual o melhor tipo de marmita?

Qual o melhor tipo de marmita?

Vem ver a marmita perfeita pra sua rotina!

Acessórios de Cozinha

Atualizado em 5 Mai 23

6 min de leitura

Gente, a marmita é perfeita pra quem precisa comer fora de casa sem ter que ficar comendo em restaurante, né? Além de ser super prática pra levar pro trabalho ou em passeios, esse tipo de pote ainda ajuda a ter uma alimentação melhor. Isso porque você pode colocar o que quiser dentro e fazer opções mais saudáveis. E ainda acaba economizando muito sem pagar refeições na rua. Quer ver alguns tipos de marmita pra escolher a melhor pro seu dia a dia? Então, vem comigo!

 

Índice

  1. Tipos de marmita
  2. Como escolher o melhor tipo de marmita
  3. Acessórios pra marmita

 

Tipos de marmita

Olha, tem vários modelos de marmita pra escolher. Tem opções feitas com materiais como vidro, metal e plástico, além de algumas terem benefícios diferentes e super úteis, como manter a comida quente por mais tempo ou ter tampas que fecham melhor pra nada vazar. 

 

O legal é que, como cada uma tem suas vantagens, dá pra escolher a que combina mais com o que você precisa na sua rotina. Vem ver as opções que eu separei!

 

Marmita elétrica: pra esquentar a comida em qualquer lugar

Pra começar, a marmita elétrica é uma opção super prática pra quem coloca a comida no pote e vai comer muitas horas depois. Isso porque esse modelo vem com um cabo pra ligar na tomada e esquentar a refeição. Então, se a comida esfriar, não tem problema.

 

Ela também é ótima pra quem trabalha em lugares que não têm micro-ondas ou onde o espaço pra comer é pequeno e fica muito cheio. Afinal, é só ligar na energia elétrica por um tempo e tá tudo pronto pra comer!

 

Alguns modelos de marmita elétrica vêm com a base que esquenta separada do pote onde vai a comida, aí dá pra deixar o suporte no trabalho e levar só a parte onde vão os alimentos pra repor em casa. E ainda tem opções que além de terem cabo pra tomada normal, também vêm com um cabo que dá pra ligar no acendedor do carro. Assim dá pra ter comida quentinha até em viagens, hein?

 

E o melhor da marmita elétrica é que as refeições ficam super fresquinhas, já que a comida esquenta no vapor. Alguns modelos precisam de um pouco de água na base pra usar, mas outros esquentam direto e a própria água dos alimentos circula dentro do pote de marmita, deixando tudo gostoso e como se tivesse acabado de sair da panela. Amei!

 

Essa marmita elétrica tem capacidade de 1 litro e é bivolt

 

Marmita de vidro: saudável e dura muito tempo

Já a marmita de vidro é famosa por ser uma das opções mais saudáveis pra colocar alimentos. É que esse material não tem BPA, uma substância que tá em alguns tipos de plástico e não faz bem pra saúde. Mas vale lembrar que também tem marmitas de plástico que não têm esse composto, tá? São os itens chamados de BPA free, ou livre de BPA.

 

Outra vantagem do vidro é que ele é totalmente reciclável, o que faz os porta-mantimentos desse material serem mais ecológicos. E ainda é um utensílio super fácil de lavar e tirar a gordura, além de não ficar com cheiro ou manchar.

 

Agora, é verdade que as marmitas de vidro são um pouquinho mais caras entre as opções que não esquentam. Mas no fim das contas elas valem muito a pena, porque você investe um pouco mais na hora de comprar, mas elas costumam durar muito mais também. Pensando a longo prazo, esse tipo de marmita arrasa!

 

Marmita com divisórias: super prática pra um cardápio variado

Pra quem gosta de refeições variadas, com mais tipos de alimentos, e não gosta da comida toda misturada, a marmita com divisórias é perfeita. Com ela, você consegue organizar direitinho cada preparo numa parte separada. Dá pra colocar arroz e feijão numa parte, legumes em outra e carnes ou outras proteínas numa terceira divisória, por exemplo.

 

E o legal é que tem vários tamanhos de marmita com diferentes quantidades de divisórias. As mais básicas costumam ter 2 ou 3 partes, mas você encontra marmitas com até 5 divisórias pra separar cada alimento. Assim, mesmo que o pote balance muito no caminho pro trabalho, nada se mistura.

 

Tem até opções com divisórias que você pode tirar na hora de esquentar, sabe? Aí dá pra colocar saladas e alimentos frios na parte que sai e pôr no micro-ondas só a comida que você quer comer quentinha. Aí sim!

 

Marmita térmica: mantém a comida quentinha

A marmita térmica é uma ótima pedida pra quem não tem onde esquentar a comida, viu? Esse tipo de utensílio costuma ter laterais mais grossas e uma tampa que fecha muito bem o pote, vedando e evitando que o calor saia. Aí os alimentos ficam quentes por muito mais tempo.

 

Pra garantir que vai ficar tudo bem quentinho por muitas horas, é só esquentar bem os alimentos antes de colocar na marmita e fechar com bastante cuidado. Então dá pra levar pro trabalho, sem precisar de micro-ondas, ou até pra uma refeição ao ar livre ou pra viagens.

 

Ah, outra vantagem é que a marmita térmica também é ótima pra manter alimentos frios, como queijos, salames, saladas e até sushis ou outras comidas que precisam ficar fresquinhas. Afinal, como esse tipo de marmita tem uma vedação bem forte, o calor também não entra nela tão fácil.

 

Essa marmita térmica com 3 divisórias já vem com talheres

 

Marmita descartável: pra quem cozinha várias refeições de uma vez 

Tá super em alta fazer marmitinhas pra semana toda, né? Então, pra quem gosta de preparar uma quantidade maior de comida de uma vez e separar em potinhos pra mais tempo, as marmitas descartáveis são a melhor opção.

 

O legal é que dá pra cozinhar vários alimentos e criar refeições diferentes pra cada dia, variando o que vai dentro da marmita. Depois dá pra congelar e ir tirando um potinho por vez pra comer em cada refeição.

 

E você encontra opções descartáveis de materiais diferentes, tá? As marmitas de plástico são transparentes e facilitam na hora de ver o que tem dentro. Além disso, elas são recicláveis. Já as marmitas de alumínio descartáveis não podem ser recicladas, mas elas têm a vantagem de poderem ir pro forno, então são ótimas pra esquentar tortas, massas e carnes.

 

Como escolher o melhor tipo de marmita

Com tantas opções incríveis de marmitas diferentes, pode ficar difícil escolher a melhor, né? Mas não se preocupa, que eu te ajudo com isso.

 

A primeira dica é pensar nos tipos de alimentos que você mais consome. Se são comidas feitas pra comer quente, a marmita térmica é uma boa opção. Mas se você costuma comer mais lanchinhos frios, como sanduíches, saladas, frutas e castanhas, uma boa marmita com divisórias é perfeita.

 

No caso das comidas que têm que esquentar, é bom pensar no lugar onde a marmita vai ser usada. Se tiver um micro-ondas por perto, uma marmita de vidro vai superbem. Mas se não tem, a melhor ideia é ter uma marmita elétrica.

 

Já se o objetivo é congelar marmitinhas ou levar vários alimentos pra uma reunião ou festinha, as marmitas descartáveis dão um show!

 

Marmitas são ótimas pra levar lanchinhos em passeios ao ar livre

 

Acessórios pra marmita

Sabia que tem alguns acessórios pra marmita que vão melhorar ainda mais o momento das suas refeições fora de casa? Dá uma olhadinha nesses itens super práticos!

 

Bolsa térmica pra marmita

Se a sua marmita não é térmica nem elétrica, a bolsa térmica vai ajudar muito! Ela costuma ser uma sacola com zíper, feita de um material que não deixa a temperatura dentro mudar muito rápido. Aí é só colocar os potes de comida bem quentinhos dentro que ela segura o calor por bastante tempo.

 

E a vantagem é que além de ser ótima pras marmitas do dia a dia, ainda dá pra levar lanchinhos e bebidas geladas pra parques e até pra praia. É uma opção muito boa pra economizar fora de casa!

 

Porta-talheres pra marmita

Agora, um acessório de cozinha que não pode faltar na hora de comer são os talheres, né? E pra quem leva marmita pro trabalho ou pra outros lugares, vale super a pena ter um porta-talheres pra levar colher, garfo e faca.

 

Esses itens são potes compridos com tampa no tamanho certo pra levar os talheres básicos. E o melhor é que o porta-talheres é bem compacto, então dá pra carregar na bolsa sem problemas. Legal!

 

Saiba mais

Você sabia que os suplementos alimentares podem dar uma mãozinha pra saúde junto com uma alimentação saudável e equilibrada? Dá uma olhadinha na matéria Suplemento não é remédio que eu te conto mais sobre esses compostos que ajudam a repor a energia e os nutrientes.

 

Quer saber o que colocar na marmita pra ter uma alimentação mais saudável e com os nutrientes certos pras necessidades do seu corpo? Com o app Lifesum você consegue planejar melhor as refeições pra atingir seus objetivos de saúde. Ele tá disponível pra Android e iOS.

 

E se precisar de uma ajudinha pra instalar eletrodomésticos novos na cozinha, chama os nossos parceiros de serviços!