Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Que dia é o Halloween?

Que dia é o Halloween?

O Halloween é uma data comemorativa que acontece no dia 31 de outubro. Embora seja uma festa de origem americana, é bastante popular no Brasil e em outros países do mundo. Se você quer saber mais sobre essa festa, continue aqui!

Maquiagem

Atualizado em 31 Out 24

6 min de leitura

Gente, o Halloween é daquelas datas comemorativas que fazem um grande sucesso em países da Europa e nos Estados Unidos, sabia? Pois é! Só que aqui no Brasil ela também tá caindo no gosto dos brasileiros, virando uma ótima oportunidade de festas temáticas pra você soltar a imaginação em fantasias e nas tradicionais máscaras. Quer saber mais sobre isso? Vem comigo!

 

Qual é o verdadeiro dia do Halloween?

Olha, muita gente se pergunta: que dia é comemorado o Halloween? E a resposta é o dia 31 de outubro. Essa data antecede o Dia de Todos os Santos, celebrado em 1 de novembro pela Igreja Católica. 

 

O Halloween tem raízes em tradições celtas, principalmente no festival de Samhain, que marcava o fim do verão e o início do inverno, uma época em que se acreditava que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos ficava mais fino. Uau!

 

Aqui, mesmo não sendo uma tradição enraizada, o Dia das Bruxas, como também é chamado, é celebrado no último dia do mês 10, geralmente com uma festa à fantasia e atividades que lembram a cultura norte-americana, como as brincadeiras de doces ou travessuras!

Essa máscara do Pânico faz um grande sucesso no Halloween

 

Qual é o significado de Halloween?

Gente, como eu te contei antes, o Halloween tem uma origem rica e diversa, misturando elementos pagãos e cristãos. A palavra vem de All Hallows Eve, que significa véspera de Todos os Santos. Originalmente, ele tava ligado no festival celta de Samhain, uma celebração de final de colheita que também tinha um toque bem espiritual, viu? 

 

Nessa época, os celtas acreditavam que os espíritos dos mortos voltavam pro mundo dos vivos pra se reconectarem com suas famílias ou assombrarem aqueles que tinham prejudicado eles em vida.

 

Com o tempo, essas tradições pagãs foram misturadas com práticas cristãs, e o Halloween evoluiu pra festa conhecida hoje, cheinha de símbolos e costumes que envolvem diversão e mistério! 

 

Por isso, o ato de se fantasiar, por exemplo, tem a ver com a antiga crença de que, quando se usa máscaras, as pessoas podiam se proteger dos espíritos malignos.

Essa máscara do Coringa promete ser bem assustadora e divertida pro Halloween

 

 

Quais são os símbolos do Halloween?

O Halloween é rico em simbolismos, muitos ligados às tradições antigas. A famosa abóbora esculpida, chamada de Jack-o-lantern, é um dos ícones mais conhecidos! 

 

Essas lanternas eram feitas com nabos ou batatas na Irlanda, e a lenda de Jack conta a história de um homem que enganou o diabo e foi condenado a vagar pela terra com apenas um pedaço de carvão pra iluminar seu caminho, que ele colocou dentro de um nabo esculpido. 

 

Tem ainda os fantasmas e esqueletos, que representam a ligação do Halloween com o mundo espiritual e a ideia de que os mortos podem voltar à vida!

 

E os morcegos e gatos pretos? Olha, de acordo com histórias ligadas à bruxaria e ao sobrenatural, esses animais são figuras recorrentes em celebrações de Halloween, viu? Por fim, as bruxas representam o misticismo e o ocultismo, outra conexão com as tradições ancestrais de magia e superstição!

Essa fantasia de bruxa vai fazer um sucesso nas festas de Halloween, hein!

 

 

Como se comemora o Halloween no Brasil?

Muitas pessoas se perguntam como é o Halloween no Brasil, já que ele só começou a ser celebrado com mais intensidade nas últimas décadas, principalmente nas escolas de idiomas, festas à fantasia e eventos comerciais, né? 

 

E mesmo que o Dia das Bruxas não tenha o mesmo impacto cultural que nos Estados Unidos ou na Europa, ele ganhou fãs, principalmente entre os jovens!

 

Muitas escolas e instituições promovem atividades temáticas, como competições de fantasias, decoração de ambientes e até pequenas festas. Porém, ao contrário dos países de língua inglesa, a prática de bater de porta em porta pedindo doces ainda não é tão popular por aqui. 

 

Ah, no Brasil, o dia 31 de outubro também é o Dia do Saci, uma tentativa de promover personagens do folclore nacional como alternativa pro Halloween. Aí sim, hein?

Essa máscara de caveira com Led neon é moderna e divertida pra ocasião

 

 

Veja ideias de fantasias de Halloween

Gente, uma das partes mais divertidas do Halloween é escolher uma fantasia, né? Uma delas, como eu já te mostrei, é a famosa bruxa ou feiticeira, um clássico que nunca sai de moda. E ela pode ser tão assustadora quanto estilosa!

 

Outras boas ideias são:

 

Vampiro

Essa é uma opção elegante e fácil de fazer, com apenas uma capa preta e maquiagem pálida. Além disso, vale a pena apostar no sangue artificial pra conseguir efeitos ainda mais realistas. Amei!

Essa fantasia infantil de vampiro é bem completa pra criançada soltar a imaginação

 

Fantasma

Uma escolha simples e tradicional é o fantasma. Caso você queira fazer uma em casa, basta um lençol branco com dois buracos pros olhos!

 

Mas, dá pra encontrar ela já prontinha em formato de capa, e em vários tamanhos. Algumas vem até com acabamentos de olhos bem desenhados pra assustar facilmente quem tiver por perto. Legal!

Essa fantasia de fantasma é uma duplinha pra criança e pro adulto

 

Zumbi

Maquiagem sangrenta e roupas rasgadas criam o efeito perfeito de um morto-vivo. E tem de tudo um pouco: desde caveiras que ganham vida, enfermeiras cheias de sangue e com uma cara assustadora, assim como padres que dão um ar de puro medo se você se aproximar!

 

Se quiser ir além, vale a pena combinar com alguns amigos de fazerem um grupo de zumbis, cada um com uma roupa de cor diferente. Daí fica bem engraçado e, ao mesmo tempo, com um toque de arrepiar, principalmente pra festas em condomínios. 

Essa fantasia de zumbi assusta com o efeito dos órgãos em alto relevo

 

Personagens de filmes de terror

Opções de fantasia como Freddy Krueger, Jason Voorhees ou Michael Myers são sempre assustadoras!

Esse kit completo do personagem Freddy Krueger é de arrepiar até os cabelos

 

Como se fantasiar de Halloween no trabalho?

Olha, se você vai comemorar o Halloween no trabalho, é importante escolher fantasias que sejam apropriadas e confortáveis, viu? Afinal, mesmo que seja uma festa descontraída, é fundamental manter a postura nesses ambientes que geralmente são mais formais.

 

Claro que isso pode mudar de escritório pra escritório, né? Por isso, vale ter em mente essa regrinha, porém se for um lugar informal e até mesmo focado em eventos, por exemplo, aí talvez dê pra se soltar mais!

 

Algumas dicas pra essa hora são: evite fantasias muito extravagantes. Mantenha a simplicidade com temas como bruxa, vampiro ou gato preto. Use peças que se pareçam com roupas do dia a dia e adicione acessórios temáticos.

 

Agora, invista em maquiagens leves. Um batom escuro e um pouco de sombra nos olhos já criam um visual interessante sem exagerar. Também vale apostar em acessórios: um chapéu de bruxa, uma capa ou uma tiara de orelhas de gato são adições discretas, só que divertidas. Adorei!

Essa tiara de gato já dá um toque divertido pra festa de Halloween da sua empresa

 

 

Dicas de como decorar a casa ou o trabalho de Halloween?

Decorar a casa ou o ambiente de trabalho com artigos de festa pro Halloween pode ser muito divertido, e não precisa ser complicado, sabia? Pois é!

Pra começar a entrar no clima, aposte nas abóboras esculpidas. Ela é um dos itens icônicos do Dia das Bruxas e fácil de fazer em casa pra decorar a entrada ou a mesa. E, se quiser, dá pra achar ela de mentirinha já pronta, com luz de LED dentro e uso de pilhas. Aí sim, hein?

 

Outra sugestão bem legal são os tecidos de aranha e esqueletos. Coloque teias de aranha falsas nos cantos e pendure esqueletos e morcegos criando uma ambiente assombroso!

 

E mais: use luzes de tons laranja e roxo pra iluminar o ambiente de forma temática. Já pra um toque mais elegante, distribua velas, reais ou de LED, pela casa ou escritório. Elas trazem um ar misterioso e encantador.

 

Por fim, decorações simples podem ser feitas com papel crepom e adesivos de morcegos, abóboras e fantasmas pra colar nas paredes e janelas. Amei!

Essa decoração de teia de aranha e esqueletos parece bem real e é resistente

 

 

Gostou das dicas pra aproveitar o dia do Halloween? O legal é que dá pra encontrar fantasias, acessórios e mais artigos de festa aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais

Ah, e na hora de preparar o ambiente pro Halloween, uma dica é usar tinta! Na matéria Tipos de tintas pra festa eu te conto melhor. Já em Enfeites de mesa pra festa eu mostro boas opções pra caprichar nisso também.

 

Agora, pra organizar a festa e não esquecer de nada, vale a pena baixar o aplicativo Meu Niver, que ainda serve pra outros tipos de eventos. Tá disponível pra sistema operacional Android.

 

E pra proteger seu celular durante o uso desse e de outros apps, conte com os serviços dos nossos parceiros!