Raquete elétrica: como funciona?
Pode dar choque nas pessoas? Te respondo essa e outras dúvidas
Produtos de Limpeza
Atualizado em 23 Dez 20
3 min de leitura
Gente, a raquete elétrica é um aparelho muito prático que te ajuda a se livrar das moscas, mosquitos e outros bichinhos voadores, viu? Ela lembra uma raquete de tênis, só que a função é dar choque nos insetos que encostam na tela. Vem comigo saber como funciona esse acessório!
Quais as vantagens da raquete elétrica?
Olha, a raquete elétrica conta com 3 telas que recebem energia de pilhas ou baterias que ficam no cabo. É desse jeito que consegue dar choques. E pra que isso aconteça, você só tem que apertar um botão!
Quando o inseto encosta nas telas, leva uma descarga elétrica e acontece um barulhinho de estalo.
E o legal é que a raquete elétrica não tem produtos químicos. Por isso, não tem o risco de causar alergias e intoxicações.
Ah, outra vantagem é a recarga de energia, que pode ser feita na tomada, quando o modelo é USB com bateria. Aí sim, hein?
Como escolher uma raquete elétrica?
Na hora de escolher uma raquete elétrica, é importante ficar de olho no tamanho da tela, no tipo de energia e nas funções a mais que esse aparelho pode ter. Aqui tão os detalhes:
Tamanho da tela: quanto maior, mais mosquito pega
Como é a tela da raquete elétrica que mata os incômodos insetos, é bom que seja larga. Ela costuma contar com 21cm, centímetros, de largura. Quando é maior, consegue pegar mais mosquitos.
A tela é toda trançadinha pros insetos não atravessarem
Energia: a pilha ou recarregável
Dá uma olhadinha também no tipo de energia que abastece a raquete elétrica. As pilhas tradicionais devem ser trocadas de tempos em tempos, mas as alcalinas duram bastante tempo!
Já as recarregáveis têm a vantagem de não precisar descartar depois do uso, assim como as baterias. Só que, nesses casos, é bom ver a capacidade delas.
As pilhas AA, que costumam ser usadas em raquetes elétricas, contam geralmente com capacidade de 2100mAh a 2800mAh. A dica é: quanto maior o número, mais tempo dura!
Lanterna: pra encontrar os insetos
E a raquete elétrica ainda pode vir com lanterna, pra iluminar o ambiente e ajudar a encontrar os insetos. Muito prático, né?
Pessoas podem se machucar com a raquete?
Não! Isso porque a potência de uma raquete elétrica é muito baixa. No máximo, a pessoa sente um leve incômodo. É tão fraquinho que não percorre o corpo, mesmo se você tiver com os pés no chão molhado!
Mesmo assim, é importante que ter cuidado?
Sim, porque a raquete elétrica segura é a regulamentada pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, um órgão do Governo Federal que trabalha só com a segurança de objetos e aparelhos eletrônicos.
As que não são regulamentadas não passaram por testes de funcionamento e segurança. Ou seja, podem pifar a qualquer momento ou ter corrente elétrica mais forte que o permitido.
Gostou? A raquete elétrica ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Na matéria Saiba Mais dos Repelentes Eletrônicos eu te mostro essa opção pra afastar pernilongos, mosquitos e outros insetos!
Outro repelente eletrônico é pra evitar a presença de lagartixas em casa. E você baixa no smartphone! O app Electric Repellent for Lizards faz com que o celular toque um som na frequência que afasta esse tipo de animal! Ele tá disponível pra Android!