Saquê: saiba os tipos
Eu te mostro ainda com o que combinar a bebida!
Bebidas
Atualizado em 11 Jan 22
3 min de leitura
Gente, o saquê, ou sake, é um destilado de origem japonesa, que combina com muitos tipos de comida, viu? E é feito com água, arroz e o Koji, que faz a fermentação, além de ser produzido sem conservantes! Que tal conhecer melhor ele? Vem comigo!
Seis tipos de saquê pra experimentar
Olha, além daquela versão seca bastante conhecida e com alto teor alcoólico ótima pra sakerinhas, dá pra encontrar saquê de até 5 tipos diferentes, tá?
Um que faz sucesso é o soft, com um aroma delicado e frutado, ótimo pra degustar puro ou em drinks com morango, kiwi e lichia.
E, pra quem gosta de bebidas com um toque cítrico, o saquê tipo Nama é a pedida certa! Isso porque passa por um processo diferente de produção. Também é preciso deixar sempre na geladeira, o que vira uma boa opção pros dias quentes de verão, hein.
Esse saquê soft fica bom numa mistura com frutos vermelhos
Saquês pra acompanhar as refeições
Agora, o saquê dourado é tradicional e fica incrível na hora de comer frutos do mar, lámen e deliciosos peixes assados.
Já o saquê Junmai conta com um sabor forte e ganhou até um prêmio de alta qualidade, sabia? Pois é! Vale a pena servir junto com ensopados, pratos bem temperados e frituras.
Ah, e o do tipo Guinjo é docinho e leve, combina com sushis, sashimis, caldos e lámen.
Esse saquê Junmai traz um gostinho de maçã e é muito perfumado
Dicas extras sobre o saquê
O saquê é uma bebida que pode ser tomada também quente, tá? Pra isso, é só esquentar em banho maria por uns 3 minutos, ou levar numa caneca que vai no micro-ondas de 60 a 90 segundos.
E um segredinho usado por chefs japoneses é servir em taças de vinho branco, que seguram um pouco mais o sabor e aroma! Mas, se quiser servir do jeito tradicional, é só apostar em copinhos de vidro fino ou copos de cerâmica.
Além disso, um detalhe é que o saquê costuma durar, em média, 2 anos. É importante checar na descrição ou no rótulo a validade pra não perder a bebida em poucos dias. E é fundamental tá de olho se é um tipo que precisa tá na geladeira, pois estraga com facilidade.
Outra dica é que não é costume tomar o saquê de uma só vez, num gole. O ideal é ir provando aos poucos, mesmo se o copo for pequenino, combinado? Além disso, é legal contar com água entre um gole e outro, pra sentir bastante o sabor da bebida japonesa.
Ah, e como o saquê traz teor alcoólico de uns 15 por cento, não dirija depois de beber. Sem falar que menores de 18 anos são proibidos do contato com a bebida.
Esse saquê Junmai é legal pra comer queijos, como brie, cheddar e curado
Gostou do saquê? Aproveite e escolha o ideal aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
O saquê fica incrível com alimentos como anchova e aliche, viu? E se não souber a diferença entre eles, na matéria Anchova e aliche, diferenças eu te conto!
Quer umas dicas pra arrasar em bebidas diferentes com o saquê, pra acompanhar a anchova e aliche? É só baixar o aplicativo Drinks e Coquetéis - Receitas em Português! Tá disponível pra sistema operacional Android.
Agora, pra degustar o saquê assistindo ao seu programa favorito, conte com os serviços de instalação de televisão dos nossos parceiros!