Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tudo sobre os adoçantes

Tudo sobre os adoçantes

Conheça os tipos e quantidade certa que se pode ingerir a cada dia

Alimentos

Atualizado em 31 Ago 17

3 min de leitura

Os adoçantes são usados pra substituir o açúcar refinado ou mascavo, pra quem quer emagrecer ou quem tem diabetes, por exemplo. Mas, você sabia que têm diferentes tipos de adoçantes? Olha só:


O adoçante é uma substância industrializada com sabor bem doce, às vezes, muito mais que o açúcar branco. E o número de calorias é zero ou quase zero, viu? Falando em calorias, ela é a quantidade de energia que cada alimento dá pro seu corpo. Se você ingerir calorias a mais, acaba engordando. Se ingerir a menos, emagrece.


Por isso, o adoçante é tão importante pro regime. Não, ele não faz ninguém emagrecer, viu? Mas ajuda a economizar umas calorias! Afinal, não é todo mundo que gosta de tomar cafezinho puro, né?


Aliás, o adoçante também é ideal pra quem tem diabetes e não pode usar açúcar. Assim todos podem comer uma sobremesa, tomar um refrigerante ou suco de vez em quando. Legal, né?


Agora, se você quer tirar o açúcar branco de vez do cardápio, é só usar adoçante, viu?


De onde vem o adoçante?

 

Os adoçantes podem ser líquidos ou em pó e são feitos com os edulcorantes, que são substâncias que podem ser naturais, tiradas de plantas e frutas. São esses que costumam ter calorias, embora muito baixas, e têm nutrientes.


Entre os adoçantes com edulcorantes naturais estão esteviosídeo, sorbitol e a frutose. Já entre os adoçantes com edulcorantes artificiais estão a sacarina, aspartame e o acesulfame. Os nomes são diferentes mesmo por causa das substâncias que cada um é feito.


Os adoçantes com substâncias artificiais têm zero caloria, mas também nenhum nutriente. Mas são importantes pra quem não pode comer absolutamente nada de açúcar, mesmo o que vem das frutas e em poucas quantidades.

Quantidade diária


Isso depende muito do tipo de adoçante e do seu peso, viu? Por isso, eu separei a quantidade dos mais usados pra você ficar por dentro e não usar mais que o necessário.


Ah, lembrando que os valores que eu vou passar são sugeridos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, que é um órgão do governo muito importante, viu?


Aspartame

Ingestão diária máxima: 40 mg/kg de peso. Ou seja, multiplique seu peso por 40.


Sucralose

Ingestão diária máxima: 15 mg/kg de peso.


Sacarina

Ingestão diária máxima: 5 mg/kg de peso.


Sorbitol

Ingestão diária máxima: 15 mg/kg de peso.


Frutose

Ingestão diária máxima: não tem limite recomendado diário, mas é bom não exagerar, tá?


Tem outro jeito de calcular a quantidade máxima de adoçante. Pode no máximo de 4 a 6 pacotes de 1 g de adoçante em pó ou 9 a 10 gotas pros líquidos.


Um exemplo: a frutose é muito doce e, por isso, o ideal é usar uma quantidade menor de adoçante. Assim, o máximo que você pode usar é 4 pacotinhos ou 9 gotas diariamente.


E lembre-se que os adoçantes são uma opção pra diminuir ou tirar de vez do seu dia a dia o açúcar branco. E se usados certinhos, eles vão te ajudar a ter uma alimentação mais equilibrada. Mas sempre consulte seu médico ou nutricionista sobre a melhor forma de usar, combinado?


Doce com adoçante

Diferente do açúcar, nem todos os adoçantes podem ser usados pra cozinhar ou fazer doces, já que o gosto pode mudar com o calor.
 

Entre os adoçantes que dá pra serem levados ao fogo e forno estão a sacarina, o esteviosídeo e a sucralose. Eles até são vendidos em uma embalagem diferente, como se fossem um potinho de açúcar, sabe?


Ah, se for fazer algum tipo de receita com esses adoçantes, siga a quantidade certinha como está indicada, tá? Nada de de colocar a mais!


Quer adoçar sua vida de um jeito mais saudável? Que tal dar uma olhada nos adoçantes aqui do Magazine Luiza?