Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

O vinho certo para cada refeição

O vinho certo para cada refeição

Saiba como combinar os tipos mais consumidos com diferentes receitas!

Alimentos

Atualizado em 25 Mai 10

2 min de leitura

                      

Gente, sabia que dá pra harmonizar todos os tipos de vinho com várias receitas? Pois é! Tem o ideal pra acompanhar carne vermelha, peixe, massas e até sobremesa, viu? Agora, separe as taças, pegue a garrafa na adega e aproveite pra ler todas as dicas que eu tenho pra você. Vem comigo!


Tipos de vinho

Pra te ajudar na escolha, separei os tipos de vinhos mais consumidos, como o rosé, tinto e branco, e com qual alimento eles mais combinam. Você vai arrasar na harmonização! Então, vamos lá!

 

Vinho rosé: esse tipo de vinho tem um tom mais alaranjado ou avermelhado e é mais leve e refrescante. É uma ótima escolha pra acompanhar carnes magras, frango, legumes e verduras gratinadas, além de massas leves e queijos sem sabor forte, como o brie.

 

Vinho tinto: super tradicional, né? Esse vinho é ideal pras épocas mais frias, mas você pode tomar nos dias quentes também. Ele combina com carnes bovinas, alguns peixes, como o bacalhau, e vários tipos de queijos, especialmente aqueles de sabor forte, como gorgonzola e emmental.

 

Vinho branco: por ser um vinho leve, é perfeito pros dias quentes. Combina com peixes grelhados, sushi, frutos do mar, carne de porco, saladas, massas e doces. Quanto aos queijos, os mais indicados pra consumir com ele são o frescal, ricota, requeijão, mussarela, brie e camembert.


Vinhos e sobremesas

Sabia que vinho e doces combinam super bem? Pois é! No geral, o tipo de vinho que mais combina com a sobremesa é o branco, justamente porque ele é mais suave e menos doce, pra não deixar a combinação enjoativa.

 

Então, quando você saborear um bolo recheado, cheesecake, doce de leite, chocolate e até um delicioso mil folhas, pode apostar no vinho branco!

 

Quanto aos sorvetes, tem especialistas que defendem que a combinação não funciona muito bem, pois o gelado que fica na boca não deixa você aproveitar todo o sabor do vinho. Outros garantem que o vinho tinto, justamente por ser mais forte, pode ser uma ótima combinação. Na dúvida, é melhor você provar e ver se gosta, né? ;)


Agora, que já conhece as combinações, fica mais fácil escolher o vinho ideal pra acompanhar qualquer refeição, né? Ah, e se beber, não dirija depois!


Aqui no Magazine Luiza você encontra os melhores vinhos pra harmonizar, viu?