Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Tamanho de roupa infantil: como acertar?

Tamanho de roupa infantil: como acertar?

Aqui eu te ajudo a escolher o tamanho de roupa infantil de forma correta, pra que você não erre mais na hora de comprar. Confira!

Infantil

Atualizado em 31 Out 24

6 min de leitura

Gente, saber qual é o tamanho de roupa infantil ideal é muito importante pra que a galerinha se sinta confortável, viu? Por isso, é legal ter em mente a altura da criança, o peso da criança e, principalmente, a idade da criança na hora de escolher as peças de moda. Afinal, como tão numa fase de crescimento, é bom ficar de olho nas mudanças. Quer pegar umas dicas pra acertar na roupa infantil? Vem comigo!

 

Quais são os tamanhos de roupa infantil?

Olha, o tamanho de roupa infantil varia dependendo da faixa etária e do fabricante. Geralmente, são classificadas em numerações como 1 a 16, que correspondem a idades específicas. 

 

Também é possível encontrar de outro jeito, como P, pequeno, M, médio, e G, grande. Por isso, pra fazer a escolha certa, é fundamental consultar a tabela de tamanho de roupa infantil de cada marca antes de decidir qual vai levar, combinado?

 

Uma dica é contar com a ajuda de uma fita métrica pra comparar as informações que tão na descrição do item, por exemplo. Daí fica ainda mais fácil checar se aquela peça realmente vai dar na criança.

Essa peça vai do 1 ao 8, que é o maior, com 37cm, ou centímetros, de comprimento

 

Saiba como comprar a roupa infantil no tamanho certo

Pra começar, é importante destacar que a roupa infantil precisa acompanhar o rápido aumento de altura da criança. Só pra ter uma ideia, a meninada cresce 25cm por ano do nascimento até fazerem 1 ano de idade, 12,5cm de 1 a 3 anos, e dos 3 até a puberdade esticam de 5 a 6cm a cada ano. É muito, né?

 

Por isso, a moda infantil e bebê, por exemplo, é feita com materiais que ajudam a manter a mobilidade, como o algodão. Assim, brincar com carros e motos, por exemplo, correr e se divertir continuam incríveis durante essa fase da vida. Mas quer umas dicas que vale a pena seguir? Olha só:

 

Verificar tabela de tamanhos

Antes de tudo, consulte a tabela de tamanhos do fabricante. Ela geralmente tá disponível no site da loja, do Magalu ou na etiqueta da roupa

 

É nessa parte que você vai ver as informações sobre as medidas que combinam com cada idade. Isso é um detalhe que faz toda a diferença.

As crianças podem variar muito em tamanho e forma, mesmo dentro da faixa etária.

 

Altura

A altura da criança é um dos pontos principais pra escolher o tamanho da roupa. E o bom é que as tabelas mostram a altura correspondente. Por exemplo: uma que mede 1,20m, ou metro, costuma usar tamanho 6, mas isso varia. 

 

Peso

O peso da criança também deve ser colocado no papel. Algumas marcas incluem recomendações de peso em suas tabelas de tamanhos. 

 

Agora, é bom saber que as crianças que tão com peso abaixo da média podem precisar de tamanhos menores, enquanto aqueles que tão acima geralmente vestem os números maiores. 

 

Avaliar o peso é fundamental pra que a roupa não fique apertada ou desconfortável, tá?

 

Idade da criança

A idade da criança é uma referência útil, porém não deve ser a mais importante. Mesmo que algumas marcas classifiquem as roupas de acordo com a idade, essa galerinha se desenvolve de um jeito diferente. 

Esse conjunto infantil vai do tamanho 4 ao 16

 

Tem diferença no tamanho das roupas femininas e masculinas?

Sim, tem diferenças entre elas, mesmo em tamanhos infantis, viu? Por isso, a dica é entender direitinho quais as principais, pra apostar na peça ideal pro seu filho ou filha! 

 

Vestidos

O vestido geralmente é feito com mais espaço na parte de cima e uma saia mais ampla. Ao escolher um, observe o comprimento e a largura, principalmente pra reforçar que não vai ficar muito curto ou apertado.

Esse vestido infantil tem tamanho pra vestir de 4 a 14 anos

 

Blusas, camisetas

Peças como blusa, blusa de frio e camisetas podem ter cortes diferentes entre roupas masculinas e femininas. 

 

As blusas pras meninas costumam ser mais ajustadas na cintura, enquanto pros meninos geralmente são bem soltinhas. 

Essa blusa infantil masculina é cem por cento algodão

 

Calças, shorts, saias

Agora, quando se fala de calça, as masculinas podem ser mais largas na cintura, enquanto a maioria das femininas são ajustadas.

 

Já o short é um ótimo aliado já que muitos modelos contam com cintura elástica, e a saia tende a ter cortes e tamanhos que variam entre os gêneros. Adorei! 

Essa calça infantil masculina é jeans e tamanho 8

 

Abrigos

Por fim, os abrigos, ou moletom e blusão infantil, são peças que precisam tá no guarda-roupa de inverno, e a diferença entre versões masculinas e femininas se destaca aqui também. 

 

Pras meninas, o padrão segue de ajuste na cintura, enquanto pros meninos o foco é ser largo. Uma dica é checar se a roupa de moda pra criança permite liberdade de movimento e se é a ideal pra essa época do ano.

 

Nos pés, as meias costumam ser maiores pra eles, principalmente na parte da base e canela, e pra elas é mais fina e delicada.

 

Vale destacar que não tem uma regra pra nenhuma peça. Tanto meninas quanto meninos podem usar as roupas que se sentirem mais confortáveis e seguros. Aí sim!

Esse abrigo veste do 4 ao 16

 

 

Como escolher o tecido e não errar no tamanho?

Como saber tamanho de roupa infantil é importante, mas também é fundamental que você conheça os principais tecidos pra galerinha usar com conforto e sem irritações.

 

O algodão, por exemplo, é suave, respirável e hipoalergênico, sendo uma ótima pedida pra pele sensível das crianças. Roupas feitas dele geralmente têm um bom ajuste e não irritam.

 

Já a malha é um tecido elástico que proporciona liberdade de movimento e conforto, principalmente em itens de uso diário. É uma opção legal pra garotada ativa, pois permite que se ajuste no corpo de um jeito flexível.

 

Outro material é o poliéster, conhecido por durar bastante e ser de fácil cuidado. Porém, ele pode ser menos respirável do que o algodão, o que costuma causar desconforto em climas mais quentes.

 

Por fim, um que dá um show é o linho, leve e respirável, ótimo pros dias calorentos! 

Esse conjuntinho é todinho feito em algodão, bem confortável pro verão

 

Encontre a roupa infantil com qualidade e conforto

Gente, quando for investir em roupas infantis, é importante buscar não apenas estilo, mas peças que ofereçam qualidade e conforto. 

 

Afinal, como eu te disse, as crianças crescem rápido e são muito ativas, por isso, é legal escolher itens que deixem elas com bastante liberdade de movimento, que durem um tempão e sejam práticos pro dia a dia. 

 

Fique de olho em detalhes como:

 

Tamanho

O tamanho de roupa infantil é a primeira informação pra checar. Além de verificar a tabela de medidas, pense em apostar em peças um pouco maiores, sem exagero, pra não comprometer o conforto, tá? 

 

Ah, e itens com elásticos na cintura, ajustes em botões ou zíperes são ótimas opções, pois se adaptam com o crescimento da criança. Adorei!

 

Qualidade

Vale muito a pena escolher tecidos naturais, como o algodão.  Além disso, verifique as costuras, principalmente em áreas que se desgastam com facilidade, como joelhos e axilas. 

 

As roupas infantis são lavadas com frequência, então é importante que os tecidos escolhidos sejam resistentes a várias idas na máquina de lavar sem perder a forma ou a cor.

 

Conforto

Roupas com um bom caimento e com algum nível de elasticidade deixam a criança correr, pular e brincar sem se limitar! 

 

Sem falar que nos meses mais quentes, é interessante apostar em tecidos leves e que permitam a circulação de ar, como algodão ou linho. 

 

Já pro inverno, escolha itens mais grossos, só que, ainda assim, com boa mobilidade, combinado?

 

Fáceis de vestir e tirar

As que são fáceis de vestir e tirar são uma vantagem, principalmente pra crianças pequenas. 

 

Então escolha modelos com fechos simples, como zíperes, botões ou cintos elásticos. Isso facilita a vida dos pais e mães e permite que a criança aprenda a se vestir sozinha. Aí sim, hein?

 

De personagens

As peças com personagens são muito populares entre as crianças, porém é importante que elas também estejam disponíveis nos tamanhos certos. Inclusive, isso é uma informação válida pra quem vai dar isso como lembrancinha de Dia das Crianças, viu?

 

Saber quais personagens seu filho ou filha gosta deixa a escolha mais fácil. As com personagens favoritos como super-heróis, princesas ou desenhos animados podem se tornar as favoritas do guarda-roupa. Amei!

Esse vestido temático Lilo e Stitch vai do PP, de 6 a 18 meses, ao GG, 8 a 10 anos

 

Gostou das dicas pra acertar no tamanho da roupa infantil? Aproveite e escolha as peças favoritas da galerinha de casa aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais

Ah, quer apostar em peças que servem pra ambos os sexos? Na matéria Roupa infantil sem gênero eu te explico como são. E pros dias frios, em Poncho para Bebê e Infantil: conheça eu te mostro mais sobre esse item.

 

E pra você salvar no celular as combinações da criança e deixar a hora de vestir ela bem prática, baixe o aplicativo Whering: Guarda-Roupa Virtual! Tá disponível pra sistema operacional Android e iOS.

 

Já se tiver precisando de uma força extra pra montar o guarda-roupa infantil, conte com os serviços dos nossos parceiros!