Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

A internet faz parte da vida infantil

A internet faz parte da vida infantil

Saiba como orientar as crianças para se conectarem com segurança

Computador e All in One

Atualizado em 8 Mai 23

2 min de leitura

Gente, que a internet faz parte do nosso dia a dia todo mundo sabe, mas olha só, é importante lembrar que com a mesma facilidade em que temos acesso a tantas informações, muitas mentes maldosas também têm. Então, é preciso que os adultos estejam sempre atentos com quem as crianças andam se comunicado pelas redes sociais. A Internet pode ser um ótimo local para aprender, se divertir, bater papo com os amigos da escola e simplesmente relaxar. Mas, assim como no mundo real, a Web pode ser perigosa para elas.

 

Então se você é responsável por uma criança, a minha dica é para que antes de permitir que ela permaneça online sem a sua supervisão, estabeleça algumas regras em que todos concordem e que te ajude com este cuidado.

 

Olha só, uma recente pesquisa divulgou dados preocupantes, revelando que no Brasil as crianças com média de nove anos de idade acessam as redes sociais com frequência.  Isso porque a idade média mundial em que os pequenos entram nas redes sociais é de 12 anos. E o Facebook, um dos mais visitados pelas crianças, estipula idade mínima de 13 anos para a criação de um perfil.

 

Por isso, selecionei aqui as melhores dicas para você orientar seu filho ou qualquer outra criança em relação aos perigos do mundo virtual:

 

- Incentive seus filhos a compartilhar suas experiências na Internet com você. É legal até aproveitar para se distraírem juntos em redes sociais e jogos online. Pode ser bem divertido, pense nisso ;)

- Ensine-os a confiar em seus instintos. Se alguma coisa online fizer com que se sintam nervosos, eles devem lhe contar, sem sentir vergonha. Eles precisam confiar em você.

- Se a criança costuma visitar salas de bate-papo, usar programas de mensagens instantâneas, videogames online ou outras atividades na Internet que exijam o login como identificação, ajude-os a escolher um nome que não revele nenhuma informação pessoal sobre eles. Isso é muito importante, fique atento!

- Reforce sempre para que nunca informem seu endereço residencial, número de telefone ou outras informações pessoais, como onde estudam ou onde gostam de brincar.

- Ensine a elas que a diferença entre certo e errado na Internet é a mesma que na vida real.

- Mostre-as como respeitar os outros online. Explique que as regras de bom comportamento não mudam apenas por estarem em um computador.

- Insista para que respeitem a propriedade de outros online. Explique que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas, como música, videogames e outros programas, é errado.

- Diga as crianças que não devem nunca encontrar amigos virtuais pessoalmente. Explique que os amigos virtuais podem não ser quem eles afirmam ser.

- Ensine a elas que nem tudo o que lêem ou vêem é verdade, e que é importante eles terem liberdade de sempre te procurar para perguntar sobre algo que não tiverem certeza.

 

Viu só como com dicas simples como essas, podem ajudar a proteger uma criança dos riscos da internet?