Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

SSD e HD: qual a diferença entre eles?

SSD e HD: qual a diferença entre eles?

Vem conhecer melhor esses dois dispositivos de armazenamento!

Periféricos e Acessórios

Atualizado em 26 Jul 23

6 min de leitura

 

Gente, o SSD e o HD são dispositivos de informática usados pra guardar arquivos digitais com segurança, viu? Como o funcionamento dos dois é bem parecido, é comum surgirem dúvidas sobre as diferenças entre eles e as vantagens de cada um. Quer conhecer melhor essas opções? Vem que eu te conto tudo!

 

  1. SSD e HD: principais diferenças
  2. Quais as vantagens do SSD?
  3. Qual o SSD mais rápido?
  4. Quanto custa um SSD?
  5. HD interno, HD externo ou SSD?

 

SSD e HD: principais diferenças

Tanto o HD quanto o SSD são itens de informática muito importantes pra armazenar dados e garantir o bom desempenho do seu computador ou notebook. Mas você sabe quais são as diferenças entre eles? Dá uma olhadinha!

 

HD interno: mais espaço no seu computador

O HD interno já vem instalado de fábrica e fica dentro do PC ou notebook, conectado a uma peça chamada placa-mãe. É no HD interno que ficam gravadas todas as informações de arquivos, programas, jogos e outros conteúdos, viu?

 

Quanto maior for a capacidade de memória do HD interno, melhor vai ser o desempenho e a velocidade do computador. Por isso, quem quer mais agilidade da máquina na hora de rodar programas ou abrir arquivos pesados pode aumentar a memória trocando o HD interno por outro com mais capacidade.

 

HD externo: pra levar em todos os lugares

O HD externo é um equipamento bem simples que funciona de forma parecida com o HD interno. Mas, em vez de ficar dentro da máquina, ele é um periférico que fica conectado ao notebook ou desktop via entrada USB.

 

Depois de conectar o dispositivo, é só esperar a instalação automática e ele tá pronto pra usar! Uma nova pasta vai aparecer no seu PC. Assim é possível salvar e editar os documentos e programas lá dentro sem ocupar a memória do HD interno.

 

O legal é que esse acessório costuma ser bem compacto, ótimo pra levar pra qualquer lugar na sua bolsa ou mochila sem ocupar muito espaço. Já pra quem precisa de bastante capacidade, o melhor é escolher um HD externo maior, ótimo pra deixar na mesa do escritório. Essas versões costumam ter mais memória, podendo chegar a até 4TB, ou terabytes. Uau!

O HD externo é uma boa opção pra quem quer um dispositivo prático e portátil 

 

SSD interno: pra acessar os arquivos rapidinho

Olha, o SSD é o aparelho perfeito pra quem gosta de rapidez, sabia? É que ele substitui o HD comum e deixa todo o sistema mais rápido, melhorando muito o desempenho da máquina e a experiência do usuário.

 

O SSD conta com uma tecnologia mais avançada, que oferece uma velocidade de leitura bem maior do que a do HD interno. Ele consegue abrir programas, pastas e iniciar o computador até 100 vezes mais rápido que o HD. Aí sim!

 

Como ele substitui o HD convencional que vem de fábrica, você tem que desinstalar um e instalar o outro. Pra isso, dá pra chamar um técnico de informática ou você mesmo pode fazer se achar que é simples.

 

Ah, é importante fazer um backup dos arquivos antes da troca, salvando tudo o que é importante antes de fazer esse procedimento, combinado?

O SSD é um dispositivo compacto e leve, bem menor do que o HD 



SSD externo: muita rapidez em qualquer lugar

Tem também o SSD externo, sabia? Ele funciona da mesma forma que o HD externo, conectando no computador com um cabo USB, mas é ainda menor, do tamanho de um cartão de visitas, super prático pra levar pra qualquer lugar e usar em vários dispositivos.

 

O SSD externo conta com toda a tecnologia do SSD, por isso tem um desempenho maior do que o HD externo. Ele faz a leitura dos arquivos com mais rapidez, melhorando muito o funcionamento do PC ou notebook!

 

SSD e HD externo juntos

Dá pra usar SSD e HD externo juntos, tá? Se o seu computador tem um HD e você quer turbinar a velocidade, dá pra instalar um SSD junto. Aí o HD faz mais o trabalho de guardar arquivos e o SSD fica pra abrir programas mais rápido e melhorar o desempenho. Já tem até computadores que vêm com os dois instalados.

 

Outra opção é se mesmo depois de fazer a substituição do HD interno por um SSD você ainda precisar de mais espaço de armazenamento. Nesse caso é só conectar o HD externo via USB. Assim você garante muita memória e ainda consegue rodar programas e jogos bem rápido.

 

Além disso, dá pra transformar o SSD ou HD interno em um HD externo, sabia? Pois é! É só colocar o SSD dentro de um case, que é tipo uma capa de plástico fechada, e conectar ao computador via USB, tipo um HD externo mesmo. Mas é bom ficar de olho pro case ser compatível com o tipo de dispositivo. 

O case pra HD externo é uma capinha pra colocar o SSD dentro e conectar direto no computador via USB!

 



Quais as vantagens do SSD?

O SSD oferece uma tecnologia mais avançada em relação ao HD tradicional. Por isso, investir nesse acessório traz muitas vantagens. Vem saber mais!

 

Desempenho

A tecnologia do SSD consegue ler os dados muito mais rápido. Isso permite que o computador ou notebook inicie ou desligue em segundos e oferece muita rapidez na transferência de dados e no processamento de softwares. Isso quer dizer que a máquina consegue trabalhar melhor e com mais velocidade ao abrir arquivos pesados e rodar programas ou jogos.

 

Design

Tem vários formatos e tamanhos de SSD, de acordo com a capacidade e o tipo de dispositivo, mas todos eles são menores, mais leves e mais finos do que o HD comum. O design compacto faz com que o SSD seja ideal pra notebooks, tablets e outros dispositivos pequenos. Além disso, é bem mais prático e fácil de transportar, né?

 

Hardware

Como não tem partes móveis, o SSD é bem mais silencioso do que os HDs, que fazem barulhos e vibrações que podem distrair o usuário, sabia? O movimento dessas partes móveis também faz o HD esquentar muito, o que pode causar uma pane! Já o SSD consegue manter uma temperatura baixa, além de aguentar bem mais as quedas, batidas e desgastes do dia a dia.

 

Economia

O SSD precisa de menos potência pra funcionar do que um HD. Isso quer dizer que ele consegue trabalhar com muita eficiência usando menos energia. Aí, no notebook com um SSD a bateria dura mais tempo e o PC gasta menos eletricidade. Legal!

 

Qual o SSD mais rápido?

Tem muitos SSDs bem rápidos no mercado, viu? A tecnologia mais atual que existe pra esse dispositivo é a M.2 NVME, que é até sete vezes mais rápida do que a tecnologia M.2 SATA, ainda bem comum. Dá pra atingir uma velocidade de 5.000 MB/s, ou megabytes por segundo, com esse dispositivo. O SSD M.2 NVME é compacto, com formato parecido com o de um chiclete, perfeito pra aparelhos como laptops e tablets.

 

Quanto custa um SSD?

O preço do SSD varia bastante com o lugar da compra, a tecnologia do dispositivo e a capacidade de memória, que pode variar entre 120GB e 8TB. Aqui no Magazine Luiza você encontra muitas opções pra encontrar a ideal pra você. Os SSDs de 120GB a 480GB custam em torno de R$200, enquanto as versões com mais capacidade tão por volta de R$1.500.

 

HD interno, HD externo ou SSD?

A escolha entre o HD interno, o HD externo ou o SSD depende muito das suas necessidade e preferências, viu? O HD interno e o externo cumprem o mesmo papel e têm o mesmo desempenho, de acordo com a capacidade do dispositivo. 

 

Como fica dentro da máquina, o HD interno oferece mais resistência, já que corre menos risco de quebrar por conta de quedas e batidas. Por outro lado, se você precisa de um periférico pra levar pra qualquer lugar e usar em diferentes dispositivos, o HD externo é a melhor escolha.

 

Já o SSD é a opção perfeita pra quem não tem um computador com um HD interno tão potente e quer mais velocidade e desempenho. O investimento pra esse tipo de dispositivo é maior, por isso ele é mais indicado pra quem precisa de um computador rápido pra jogar ou trabalhar com arquivos e programas pesados, sabe?

 

Tá procurando um HD ou SSD pra guardar muitos arquivos? Aqui no Magazine Luiza tem opções de vários tipos e com todas as capacidades de armazenamento. Vem ver!

 

Saiba mais

Precisa de dicas sobre a instalação do SSD no seu notebook? Na matéria Como instalar SSD no notebook? eu tiro todas as suas dúvidas. Dá uma olhadinha!

 

A internet da sua casa tá lenta? Com o Speedtest você consegue testar a velocidade do Wi-Fi. O app tá disponível pra Android e iOS.


Quer uma ajudinha pra montar sua mesa ou escrivaninha de trabalho? É só chamar os nossos parceiros!