Diferenças entre os tipos de antena
Saiba qual modelo certo pra aproveitar melhor o sinal digital
TVs
Atualizado em 19 Out 10
2 min de leitura
Sabia que com a migração do sinal analógico pro TV digital, a qualidade da imagem e do áudio da sua TV ficam bem melhor? Pois é! Mas, pra aproveitar essa nova tecnologia, também precisa ficar de olho em qual antena é a melhor pra sua casa, viu?
Bom, pra começar, você vai precisar de uma antena que pegue a transmissão feita em UHF, que é o sinal que você consegue converter pro digital. Isso porque, até o final de 2018, todas as cidades brasileiras devem passar a receber somente o sinal digital. Então, quem tiver uma antena do tipo VHF não vai conseguir assistir nada.
Mas calma que pra fazer a programação funcionar basta ter uma antena UHF e um conversor digital, que no caso das televisões mais modernas, fabricadas depois de 2012, já vem até embutido nela. Depois, vai ser só conectar a antena na sua TV e pronto: a programação funciona normalmente e com muito mais qualidade.
Acontece que tem outras coisas que influenciam o tipo de antena que você deve comprar, viu? Por exemplo, se você mora em casa, uma antena externa é a melhor opção. Agora, se você morar em apartamento, a do tipo interna é a mais interessante. Quer saber mais? Então dá uma olhadinha:
Tipos de antena
Pra quem mora numa casa pequena ou num apartamento, a antena interna é a mais recomendada. E, como são menores e cabem em qualquer ambiente, elas são mais fáceis de serem instaladas.
A antena interna é ideal pra apartamentos ou casas pequenas
Mas tem uma coisa: elas funcionam melhor se estiverem próximas a uma antena de transmissão ou se não tiver nenhum prédio ou construção no meio do caminho, tá?
Agora, se você morar num lugar com muitos prédios e tiver espaço pra colocar uma antena no telhado, é melhor optar por uma antena externa. Esse modelo é um pouquinho mais difícil de ser instalado, mas o sinal dele é muito melhor e é ideal pra quem mora em bairros ou regiões mais afastadas.
Pra instalação da antena externa é importante ter um técnico pra te ajudar
Antena digital
E se tem um modelo ideal pra qualidade da sua programação é a antena digital, viu? Com ela, você não precisa de um conversor digital pra sua TV, já que o sinal que é captado é o mais moderno.
O melhor é que elas podem ser instaladas apontando pra qualquer direção, e isso mesmo se você morar no meio de um monte de prédios. Assim, fica fácil ter uma imagem e áudio muito melhores na televisão, né?
Antena parabólica
Agora, se você mora numa região rural ou mais afastada de centros urbanos, a melhor antena é a parabólica, tá? Com ela, o sinal da TV não vai ter aqueles chuviscos e interferências chatos.
E aí? Gostou das dicas? Com o sinal digital, a programação da TV fica ainda mais interessante, né? Aqui no Magazine Luiza, você encontra antenas e conversores digitais perfeitos pra você não ficar de fora dessa!