Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Exercícios bicicleta ergométrica

Exercícios bicicleta ergométrica

Conheça a história do spinning e veja algumas dicas

Fitness e Musculação

Atualizado em 1 Out 9

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Com certeza você já ouviu falar do spinning. Nas academias, as turmas sempre lotam de alunos interessados nesta prática divertida e que garante uma queima calórica maior que a natação ou a aeróbica de alto impacto, com risco reduzido de lesões. Entenda como funciona.

História

O spinning ou ciclismo indoor, foi criado nos Estados Unidos pelo ciclista sul africano Johnny G. O exercício consiste em movimentos realizados em uma bicicleta ergométrica simples, em uma combinação de música ambiente, mentalizações e movimentos diferenciados, com o objetivo de simular uma corrida ao ar livre.

O efeito é comprovado: as luzes, música e mudança de ritmo proporcionam um exercício completo e com alta queima de calorias ? de 600 a 800 calorias por aula ? de uma forma divertida e eficaz. O fato de ser uma atividade praticada em grupo também conta: a convivência com outras pessoas facilita a imersão no exercício e cria um ambiente amigável, onde todos se estimulam e superam seus limites.

Dicas e cuidados

Nem tudo é perda de peso. O spinning proporciona, além dos resultados estéticos, um ganho considerável em energia e saúde, trazendo benefícios para a capacidade cardiorrespiratória e fortalecendo pernas e glúteos.

Para praticar o spinning, é necessário ter um certo preparo físico, normalmente proporcionado por outras atividades da academia. Entrar na aula de spinning no primeiro dia após anos sem praticar esportes, não é uma boa ideia, o esforço intenso pode fazer o mais sedentário passar mal nas primeiras vezes. O exercício também não é recomendado para quem tem problemas nos joelhos ? neste caso, é preciso avisar ao instrutor e tomar cuidado com algumas etapas, pois as articulações podem sofrer sobrecarga em alguns momentos.

Alguns cuidados essenciais devem ser tomados para melhorar a prática e aumentar a eficiência do exercício: use sempre um frequencímetro para medir a atividade cardíaca durante a prática do esporte, hidrate-se sempre e use  roupas e calçados apropriados. Respeite a rotina e não fique sem ir às aulas, quando voltar, seu corpo sentirá muito mais e os resultados podem ser prejudicados. E acima de tudo certifique-se de que a bicicleta está ajustada para sua altura, se tiver dúvidas chame o professor para ajudá-lo. Uma ergométrica com ajustes malfeitos irá prejudicar sua postura e comprometer o exercício.

Pratique esportes e leve uma vida mais saudável e feliz!