Exercícios bicicleta ergométrica
Conheça a história do spinning e veja algumas dicas
Fitness e Musculação
Atualizado em 1 Out 9
2 min de leitura
Com certeza você já ouviu falar do spinning. Nas academias, as turmas sempre lotam de alunos interessados nesta prática divertida e que garante uma queima calórica maior que a natação ou a aeróbica de alto impacto, com risco reduzido de lesões. Entenda como funciona.
História
O spinning ou ciclismo indoor, foi criado nos Estados Unidos pelo ciclista sul africano Johnny G. O exercício consiste em movimentos realizados em uma bicicleta ergométrica simples, em uma combinação de música ambiente, mentalizações e movimentos diferenciados, com o objetivo de simular uma corrida ao ar livre.
O efeito é comprovado: as luzes, música e mudança de ritmo proporcionam um exercício completo e com alta queima de calorias ? de 600 a 800 calorias por aula ? de uma forma divertida e eficaz. O fato de ser uma atividade praticada em grupo também conta: a convivência com outras pessoas facilita a imersão no exercício e cria um ambiente amigável, onde todos se estimulam e superam seus limites.
Dicas e cuidados
Nem tudo é perda de peso. O spinning proporciona, além dos resultados estéticos, um ganho considerável em energia e saúde, trazendo benefícios para a capacidade cardiorrespiratória e fortalecendo pernas e glúteos.
Para praticar o spinning, é necessário ter um certo preparo físico, normalmente proporcionado por outras atividades da academia. Entrar na aula de spinning no primeiro dia após anos sem praticar esportes, não é uma boa ideia, o esforço intenso pode fazer o mais sedentário passar mal nas primeiras vezes. O exercício também não é recomendado para quem tem problemas nos joelhos ? neste caso, é preciso avisar ao instrutor e tomar cuidado com algumas etapas, pois as articulações podem sofrer sobrecarga em alguns momentos.
Alguns cuidados essenciais devem ser tomados para melhorar a prática e aumentar a eficiência do exercício: use sempre um frequencímetro para medir a atividade cardíaca durante a prática do esporte, hidrate-se sempre e use roupas e calçados apropriados. Respeite a rotina e não fique sem ir às aulas, quando voltar, seu corpo sentirá muito mais e os resultados podem ser prejudicados. E acima de tudo certifique-se de que a bicicleta está ajustada para sua altura, se tiver dúvidas chame o professor para ajudá-lo. Uma ergométrica com ajustes malfeitos irá prejudicar sua postura e comprometer o exercício.
Matérias relacionadas
Pilates: saúde e bem-estar
Out 9 |Pilates e Yoga
Conheça as vantagens dessa atividade física!
Esteira: como escolher a ideal
Out 9 |Fitness e Musculação
Vem ver as opções e as vantagens de cada modelo!
Diabetes doença silenciosa
Out 9 |Diabetes
A endocrinologista Marici Cortez tira dúvidas sobre a doença e ensina como cuidar e evitá-la
Escolha a bicicleta ergométrica
Out 9 |Fitness e Musculação
Tipos, dicas e cuidados para comprar a bicicleta ergométrica ideal!