Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Evitando as temidas lesões

Evitando as temidas lesões

Alguns cuidados são importantes para evitar lesões durante a prática esportiva

Fitness e Musculação

Atualizado em 8 Mar 12

2 min de leitura

Um dos maiores inimigos de quem não está acostumado com as práticas esportivas, sem dúvida, é o surgimento de lesões. A partir do momento em que começamos a fazer algum exercício regularmente, as chances de contusão aparecem e aí devemos ter alguns cuidados para evitar esse tipo de contratempo.

A maioria dessas lesões se dá nos joelhos, ombros e coluna, que são algumas das partes mais exigidas durante os exercícios. Para manter seus músculos, articulações e ligamentos livres de tendinites, inflamações, estiramentos, lombalgias e dores em geral ? as ocorrências mais comuns entre os que se exercitam em academias e fora delas ? é preciso tomar uma série de cuidados. Idosos, diabéticos, hipertensos e portadores de lesões por esforço repetitivo, além do acompanhamento médico, precisam ter cuidados especiais.

O primeiro, e mais óbvio, é sempre consultar um médico e um professor de educação física antes de começar a praticar os exercícios. Eles terão a capacidade de orientá-lo sobre o que fazer, e não fazer, para manter a forma.

Depois da falta de informação, o grande inimigo é a pressa. A vontade de alcançar resultados em muito pouco tempo faz as pessoas exagerarem na quantidade e intensidade da malhação, o que, muitas vezes, resulta em contusões.  O ideal é começar gradativamente, fazendo com que os músculos e o restante de corpo se acostumem e preparem-se para a prática esportiva. É a chamada readaptação. E sempre comece a série de exercícios com alongamento.

Dor é mau sinal. Caso ela surja, interrompa os exercícios. Se persistir, consulte seu médico. O calçado errado pode ser uma fonte dessa dor. Use um modelo adequado de tênis para se exercitar. Mulheres devem, se possível, evitar o uso constante do salto alto. Ter cuidado com a postura durante os exercícios, e ao longo do dia, também é uma forma de evitar dores.