Tipos de pontos das máquinas de costura
Conheça os diferentes tipos de pontos que sua máquina de costura pode fazer!
Máquina de Costura e Bordado
Atualizado em 1 Out 9
2 min de leitura
Gente, saber qual é o ponto certo pra cada tipo de tecido e roupa facilita a vida de quem gosta de costurar, né? Isso sem falar que ajuda a deixar a peça com o acabamento incrível! Então, se você usa a máquina de costura pra fazer roupas, acessórios e peças de decoração pra casa, vem comigo que tenho aqui ótimas dicas pra te dar!
Ponto reto: olha, o ponto reto é aquele que aparece no tecido como uma linha pontilhada, tá? Esse é o tipo de ponto mais comum porque serve pra unir as partes das peças. Ele é também usado pra fazer, por exemplo, a barra de calças jeans e pra pregar zíper.
Ponto invisível: já o ponto invisível tem esse nome justamente porque a linha fica escondida do lado de dentro da roupa. E é por isso que esse é o ponto ideal pra peças mais delicadas, como saias, calça social e vestidos. Adoro ele!
Ponto zigue-zaque: tem o ponto zigue-zague que é muito usado pra pregar elástico e fazer acabamento. Além disso, é ideal pra fazer caseados e bordados, viu? E o ponto tem esse nome porque faz no tecido um traçado indo e vindo que fica bem bonito!
Ponto galoneira: o ponto galoneira é mais usado pra fazer a bainha de roupas como de camisetas e roupas de ginástica, tá? O legal é que esse ponto fixa bem a barra do tecido e por isso ele é tão usado pra esse tipo de acabamento.
Esse ponto é o que aparece na roupa com duas linhas pontilhadas juntas e do lado avesso ele fica entrelaçado.
Ponto overloque: já esse é feito por uma agulha e tem que usar três fios, um de linha comum e dois de linha pra máquina overloque. O resultado é uma costura toda entrelaçada. A vantagem desse ponto é que ele melhora o acabamento e evita que o tecido acabe ficando desfiado, sabe?
Ponto interloque: e o ponto interloque é feito por 2 agulhas e 4 fios. Ele é muito usado nas laterais de camisetas, mas também fica ótimo em tecidos sem elasticidade, como é o caso do jeans, tá?
Ponto ultraloque: e tem também o ponto ultraloque que pode ser ajustado dependendo do resultado que você quer ter. Por exemplo, ele também é feito por duas agulhas podendo trabalhar com 2 fios de máquina ultraloque e 2 linhas comuns.
Legal, né? Agora, uma dica: dá pra fazer os pontos reto, zigue-zague e invisível usando uma máquina de costura comum moderna, mas você vai precisar das agulhas e sapatilhas ideais pra eles, tá?
Já os pontos galoneira, overloque e interloque só são feitos em máquinas específicas. Elas inclusive tem o mesmo nome desses pontos!
Quer umas dicas de como escolher a sua máquina de costura? Dá uma olhadinha nessa matéria aqui!
A máquina de costura ideal pra você tá aqui no Magazine Luiza! Vem conferir também, as ofertas de conjunto pespontadeira.