Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Café do Brasil um sabor inigualável

Café do Brasil um sabor inigualável

Saboroso e genuíno, o autêntico café brasileiro agrada aos melhores paladares

Cafeteira

Atualizado em 1 Out 9

3 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Quem vem de fora já sabe: o café brasileiro é o melhor do mundo. Mas este fato nem sempre é lembrado pelos brasileiros, talvez por ser um hábito que, de tão arraigado na cultura brasileira, passa despercebido no dia a dia.

Mesmo com a vinda de franquias de cafeterias estrangeiras, ultimamente o café brasileiro vem ganhando destaques nos veículos de comunicação e caiu definitivamente no gosto da população. Atualmente, 9 em cada 10 brasileiros acima de 15 anos consomem café diariamente, fazendo da bebida a segunda com maior penetração na população, atrás apenas da água, e à frente dos refrigerantes e do leite.

O aumento do consumo em 2008, registrado pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), leva a crer que a valorização do produto nacional veio para ficar ? resultado atribuído, entre outras razões, ao estabelecimento de um selo de qualidade, feito pela entidade, nas últimas décadas, e à popularização de cafeterias mais arrojadas, com baristas  preparando um número variado de drinks saborosos.

Este número é inédito desde os anos 60. A partir daquela década, o consumo do café chegou a cair pela metade, até os anos 80, o que pode ser interpretado como uma mudança de hábitos decorrente do contexto político e econômico característico da época. A virada aconteceu com a vinda de investidores estrangeiros na região sudeste, propícia como poucas para o cultivo do grão, e das máquinas italianas de café espresso.

No comércio exterior, o Brasil é o maior produtor e exportador de café em todo o mundo, seguido do Vietnam e da Colômbia. O estado brasileiro que mais produz é Minas Gerais, o café de lá pertence a variedade arábica.

Preparos do café bem brasileiros

Apesar das influências externas, o Brasil tem métodos de preparo do café bem característicos. O cafezinho, mais popular do que nunca nas residências dos brasileiros, é feito a partir da filtragem por coador ou cafeteira. Já o conhecido como carioca é feito com o dobro de água do café normal.  O café longo leva menos água que o carioca, mas também conta com uma quantidade maior que o cafezinho tradicional.

Dicas para o preparo de um bom café

Existem alguns segredos para que seu café se torne inesquecível. Você não precisa comprar cafés especiais para o dia a dia, mas quanto melhor a qualidade do grão, melhor o sabor da bebida. Veja as dicas:

- Preste atenção na data de fabricação. Quanto mais fresco, melhor o gosto.

- Guarde o café em um pote bem fechado, de preferência dentro da geladeira. A exposição ao ar diminui a vida útil do pó, que se deteriora com a umidade e o calor.

- Utilize água filtrada ou mineral na preparação do café.

- Faça o café somente na hora em que for beber, em quantidades pequenas. Café guardado não é saboroso.

- Preste atenção também nas medidas. Para um litro de água, 5 a 6 colheres de sopa são o suficiente.

- A temperatura também é importante. Ao fazer café no coador, aqueça a água até mais ou menos 90 graus. A água fervida altera o sabor do café, devido à perda de oxigênio.

- Não passe o café duas vezes pelo pó. A circulação dobrada resulta em uma bebida de sabor desagradável e muito amarga.

- Lugar de pó de café usado é no lixo. Reutilizar a borra é garantia de um resultado ruim.  E não misture o café novo com o antigo.

-  Beba o café preferencialmente em xícaras de louça, que preservam a temperatura ideal e o sabor.

- Se for armazenar o café em garrafas térmicas, deixe-as bem limpas e só as utilize para este fim.

- Nunca guarde o café já adoçado nas garrafas. O açúcar forma uma parede de caramelo com gosto de queimado que vai estragar o sabor do seu café quentinho na hora de beber. 

Pronto, depois destas dicas, faça seu cafezinho e aprecie os sabor e aroma de um autêntico café brasileiro.