Calcule o consumo de energia
Saiba como fazer o cálculo do consumo de energia dos seus aparelhos eletrônicos
Geladeira / Refrigerador
Atualizado em 18 Abr 23
3 min de leitura
Olha, é muito importante prestar atenção nos detalhes das contas de casa, viu? Isso porque, é surpreendente o quanto dá pra economizar fazendo algumas mudanças. E o legal é que, se você tem o costume de sempre olhar suas contas, você aprende a cortar gastos desnecessários que passariam despercebidos e pode até achar algum tipo de erro na cobrança. E pra te ajudar com isto, dá uma olhadinha nas dicas que separei pra te mostrar.
Conta de Luz
E que tal começar pela conta de luz? Você já parou pra pensar quanto um aparelho elétrico da sua casa consome de energia por mês? E olha que a gente usa vários eletrodomésticos e eletroportáteis na nossa rotina diária, né? Por exemplo, tem a geladeira, a máquina de lavar de roupas, a lavadora de louças, o ar-condicionado, o micro-ondas, a secadora, o forno elétrico, e muitos outros! Então, praticamente quase tudo o que faz parte da nossa casa tá lá na conta. Tá vendo como é importante ficar de olho nisso todo mês? Mas, se você ainda não faz isso, não precisa se preocupar! Vou te ensinar um cálculo super fácil pra você aprender a colocar isso em prática. Vem comigo!
Primeiro, antes de começar as continhas, você precisa saber a potência do equipamento. Caso não saiba, é só dar uma olhadinha no manual de instruções, tá?
Então, o próximo passo é multiplicar a potência do aparelho (W) pelo número de horas que você costuma usar, e pela quantidade de dias no mês em que o aparelho é usado. Depois, é só dividir o resultado dessa multiplicação por 1000.
Olha, pra você entender direitinho, a forma de fazer o cálculo é assim: Potência do aparelho (W) x Número de horas utilizadas (h) x Número de dias utilizados por mês x Dividido por 1000.
Agora, dá uma olhadinha nesse exemplo prático: Um ar-condicionado com potência de 770 Watts é usado, em média, 8 horas por dia, 30 dias por mês: (770 x 8 x 30): 1000 = 184,8 kWh/mês. Prontinho!
Assim fica mais fácil de entender, né?
Agora, pra saber o custo em reais, é preciso procurar qual é a tarifa cobrada pela concessionária local. Sabendo isso, é só multiplicar o valor pelo consumo médio mensal em kWh.
Ah, é legal ficar de olho em eletrodomésticos e eletroportáteis que tenham Eficiência Energética Classe A, tá? Isso porque, eles são mais econômicos e ajudam a reduzir o gasto energético mensal em sua casa. A Classificação de Eficiência Energética serve pra indicar se um eletrodoméstico consegue realizar as suas funções consumindo uma quantidade maior ou menor de energia, e vai de A (mais eficiente) até G (menos eficiente).
Produtos com selo A de consumo de energia são ótimos aliados na hora de economizar no final do mês
Por isso, o ideal é escolher bem os seus aparelhos elétricos, olhando direitinho todas as informações técnicas do produto. Assim, você consegue enconomizar e ajudar a preservar o meio ambiente.
Ah, é muito importante ficar de olho no chuveiro elétrico, viu? Isso porque, ele precisa estar com a resistência em bom estado. E pra economizar na hora do banho, uma dica bem legal é deixar a temperatura na opção inverno somente quando fizer bastante frio, tá? O ideal é sempre deixar na temperatura morna, ou então nos dias mais quentes, na temperatura fria. Assim o consumo energético vai ser bem menor e também não vai agredir a sua pele e cabelos.
Agora, separei mais algumas dicas pra te ajudar a economizar energia:
- Mantenha sempre portas e janelas fechadas em ambientes onde há ar-condicionado em uso;
- No inverno, procure desligar o refrigerador do ar-condicionado e ligue somente o ventilador;
- Evite colocar alimentos quentes na geladeira. Se não for possível esperar esfriar por completo, coloque o recipiente na parte inferior dela;
- Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e tente retirar todos os alimentos que precisar de uma só vez;
- Na hora de utilizar máquina de lavar ou secar roupas ou a lavadora de louças, espere acumular a capacidade máxima, para só depois colocar em funcionamento;
- Retire os aparelhos eletrônicos, como televisão, DVD e transformadores, da tomada enquanto não estiverem em uso;
- Para utilizar o ferro de passar, espere acumular uma maior quantidade de roupas, assim dá para passar todas de uma só vez.
Agora que você já sabe calcular o consumo de energia elétrica dos aparelhos, mude seus hábitos e adote medidas econômicas. O resultado você vai ver na conta ao final do mês!
Matérias Relacionadas
Como economizar energia
Jul 21 |Material Elétrico
Eu te explico as diferentes bandeiras e dicas de consumo
Chuveiro: vamos economizar
Abr 23 |Material de Construção
Eu separei várias dicas legais pra te ajudar a economizar água na hora do banho
Desafios pra economizar: saiba mais
Abr 23 |Finanças e Contabilidade
Eu dou 3 dicas bem legais pra te ajudar a guardar dinheiro!