Cabos balanceados: a diferença
Tire suas dúvidas sobre os cabos de áudio balanceados e não balanceados
Cabos e Adaptadores de Áudio
Atualizado em 25 Out 19
1 min de leitura
Sabia que a diferença entre cabos de áudio balanceados e não balanceados é basicamente o fio terra? Isso mesmo! Mas esse detalhe faz uma grande diferença na qualidade do som! Por isso, vale a pena conhecer melhor as duas opções antes de decidir qual usar. Quer saber quais as vantagens e desvantagens deles? Vem comigo que te conto!
Qual tipo de cabo escolher?
Olha, os cabos de áudio balanceados contam com três fios condutores separados, tá? Ou seja, o positivo e o negativo, que são os dois que transmitem o sinal do áudio; e o fio da malha de aterramento, que é conhecido como terra.
Agora, na prática, quando você usa um cabo balanceado, um dos sinais transmitidos é invertido quando chega no aparelho! Com isso, os sinais ficam iguais e a vantagem é que esse detalhe melhora a qualidade do som, já que evita ruídos, sabe? Muito bom!
Já no caso do cabo de áudio não balanceado, só tem os dois fios de sinais positivo e negativo. E o fio terra não tá separado, pois trabalha só pra proteger contra interferência desses dois sinais.
O cabo de áudio P10 pode ser balanceado ou não balanceado
Uma dica: o cabo balanceado só vai funcionar direitinho se todos os aparelhos ficarem ligados nas configurações balanceadas, tá? Por isso, é bom prestar atenção se o equipamento onde vai conectar o cabo tem sinal balanceado também!
Gostou? Aproveita pra conferir também dicas de como cuidar bem dos seus cabos de áudio. Clica aqui!
As melhores opções de cabos de áudio tão aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!