Meias de compressão
Aliada da saúde e do bem-estar. Veja como usar e quais os seus principais benefícios!
Ortopédicos
Atualizado em 10 Mai 17
2 min de leitura
Dores nas pernas, inchaços ou varizes podem indicar problemas circulatórios, sabia?! Mas tenho uma boa notícia, tem uma maneira muito eficaz de resolver esses problemas: o uso das meias de compressão. Essa peça que parece simples, pode prevenir várias doenças como também contribuir para o seu bem-estar, viu?
Como funciona e os principais benefícios
Pra começar, é importante entender um pouquinho como funciona o processo de circulação sanguínea em nosso organismo.
Olha só, o nosso coração manda sangue para as pernas por meio das artérias. Esse sangue precisa retornar ao coração pelas veias. Só que muitos fatores podem dificultar esse caminho de volta. É justamente aí, que as meias de compressão podem te ajudar. ;)
Na verdade, elas funcionam pressionando os pés e as pernas como se fossem uma bomba mecânica extra e ajudam o sangue a retornar ao coração. Interessante, né?
Gente, esse processo que parece tão simples é super importante para o bom funcionamento do nosso corpo, viu?
Material e Tamanho
Olha só, as meias de compressão feitas a partir de fibras naturais são ótimas alternativas já que ajudam a pele a respirar mais e evitam aquelas irritações mais chatinhas, sabe?
Outra dica, a meia precisa ficar mais apertada no pé e ir se ajustando na panturrilha, tá?! Ela não deve ficar folgada e nunca deve ficar dobrada. O ideal é que ela fique bem esticadinha. Por isso, prefira comprar uma que se ajuste direitinho ao seu corpo.
Ah, e tem mais as meias de boa qualidade precisam ter um bom acabamento interno e não podem desfiar com as unhas. Por isso, a minha dica é não escolher meias muito finas. O ideal é que você sinta o ar passando pelo material ao soprar. Isso prova que você não terá problemas para manter a pele respirando, tá?
Quem deve usar
As meias de compressão não são indicadas apenas para resolver problemas de saúde, viu? E elas também têm um papel importante na prevenção de doenças e são usadas até por atletas. Aliás, elas são perfeitas para quem fica muito tempo em pé, faz atividades físicas moderadas, intensas, como também são ótimas aliadas para gestantes e idosos.
Como cuidar
Se você quer ter uma meia que dure por muito tempo precisa tomar alguns cuidados básicos, viu?
Além de escolher o tamanho e material adequados, e na hora de lavar, minha dica é lavar a peça sempre a mão, usando sabão neutro.
Na hora de vestir, estique bem a meia, colocando primeiro todo o pé e desenrolando ela pela perna para cima. Deixando bem esticadas e sem dobras, hein?
E pra terminar, é sempre melhor pela manhã, quando as pernas ainda não estão inchadas, assim você estará protegido para enfrentar o dia a dia!
Gostou? Então confira as opções de meias de compressão no Magazine Luiza.