Cuide bem das agulhas de insulina!
Saiba como usar, conservar e jogar fora do jeitinho certo!
Diabetes
Atualizado em 31 Jul 20
3 min de leitura
Gente, as agulhas de insulina são um acessório fundamental no tratamento do diabetes, viu? Agora, pra que elas tenham o resultado esperado, é preciso acertar na escolha do modelo, levar com você pra onde for do jeito certo, fazer a higiene antes de tomar cada dose e guardar elas direitinho! Vem comigo que eu tenho dicas ótimas pra te ajudar!
Como guardar agulhas de insulina
Olha, o ideal é usar um armário fechado ou gaveta pra elas ficarem longe de mofo, umidade e poeira, tá? E não pode ser no banheiro porque lá é úmido e um ambiente com germes e risco de contaminação!
Se você tem crianças em casa, outro cuidado é escolher gaveta ou armário com chave pra manter as agulhas longe delas e de acidentes, viu?
E pra conservar direitinho, dê preferência à caixinha original em que elas vieram. Mas se por algum motivo a caixa molhou ou amassou, troque por uma organizadora plástica, com tampa!
Lave as mãos e desinfete o local da picada
É muito importante usar álcool 70 por cento num pedacinho de algodão e passar no lugar em que a insulina vai ser aplicada, tá? Ele é antisséptico e evita inchaço ou infecção causados por bactérias e fungos!
Ah, você nunca deve passar álcool na agulha, sabia? Além de já vir esterilizada, isso tira a proteção de silicone em alguns modelos, que é justamente o que faz com que ela entre suave na pele e não te machuque!
Nunca carregue a caneta montada com agulha
Deixe seu kit glicemia sempre pronto numa bolsinha, porque é muito prático pra levar com você. Mas só encaixe a agulha na caneta quando for injetar, viu?
É que montar bem antes pode fazer o ar entrar e ficar entre ela e a caneta. Isso afeta o resultado do tratamento, porque o ar ocupa até um terço do espaço do medicamento. Se a insulina for de ação intermediária ou a mistura de dois tipos, por exemplo, o que pode acontecer é concentrar cristais e entupir a agulha. Ou eles se acumularem no fundo da caneta e sair só o líquido.
Use agulhas de insulina uma vez só!
Tanto os tipos pra caneta como de seringa vêm em grande quantidade na caixinha e são sempre descartáveis. Então não precisa economizar! O reúso pode causar irritações, caroços e inflamações que criam depósitos de gordura, além de tornar a injeção dolorida e dificultar a entrada dessa medicação no corpo, hein!
Essa embalagem vem com 100 unidades pra você nunca ficar sem!
Descarte as agulhas do jeito ideal!
Na hora de jogar fora as agulhas, lancetas e seringas precisam ir pro lixo com segurança pra não machucar nem contaminar ninguém que for mexer nelas, tá? Por isso, se não puder levar esses materiais num posto de saúde mais próximo, onde tem caixa própria de descarte, guarde eles dentro de uma garrafa pet antes de jogar na lixeira convencional combinado?
Precisando de agulhas de insulina? Vem conferir aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Controlar o diabetes fica mais fácil pelo celular, sabia? Baixe o app Diário da Diabetes pra iOS ou Android e registre suas refeições, aplicações, taxa de glicemia e muito mais!
Agora, quer tirar as dúvidas sobre qual agulha é a melhor pra você? Clica aqui que eu te mostro!
Beber água também ajuda a manter a baixar o açúcar no sangue, viu? Então se precisar daquela ajudinha pra instalar um purificador em casa, conte aqui com nossos parceiros!