Cercados: saiba mais
Aumente a segurança da casa ou propriedade rural
Jardim e Varanda
Atualizado em 16 Jul 21
5 min de leitura
Gente, o cercado é um jeito fácil de melhorar a segurança em casa, na firma, sítios ou fazendas, viu? Você conta com vários modelos dele, uns que só limitam a área do terreno e outros próprios pra evitar roubos e invasões. Vem comigo que eu te ajudo a escolher o ideal!
Concertina: vários tipos
Olha, as cercas de arame farpado e eletrificadas são uma ótima solução pra dificultar o acesso de invasores que pulam muros. Você pode instalar nas áreas residenciais ou comerciais, aliando ainda a outros dispositivos como câmeras IP ou alarmes. Adorei!
A concertina, por exemplo, é uma versão do arame farpado com lâminas duplas ou triplas bem pontiagudas e cruzadas em espiral numa manta de aço galvanizado. Dá pra encontrar ela em rolos de dez metros ou mais pra cercar todo o perímetro ou só a entrada.
Também tem a concertina dupla clipada, que faz o desenho de espiral com dois conjuntos de lâminas entrelaçadas. Ela dobra a proteção, principalmente em muros mais baixos de até 2m, ou metros, lajes e espaços e acessos ao telhado que deixam a casa vulnerável.
Você encontra versões com 300, 450 ou 750mm, ou milímetros. A de 300mm é bastante espaçada, flexível e não altera a estética, sabia? Pois é! Já a de 450mm limita o acesso e vem numa malha maior e mais juntinha, mas ainda é uma boa opção pra não alterar tanto as fachadas. Aí sim!
Agora, a de 750mm é a com maior diâmetro e resistência, pra quem procura máxima proteção. É ideal pra empresas que guardam valores, presídios ou os fundos do condomínio. Mas olha, essa afeta bastante a aparência!
Concertina dupla clipada: também pode ser combinada com cerca elétrica
Cerca elétrica: segurança e tecnologia
Pra conseguir uma segurança reforçada sem alterar muito o visual, é indicada a cerca elétrica. Ela é instalada com estacas e hastes que eletrificam fios de aço. Tudo isso fica bem discreto na paisagem, viu?
Dá pra levar cabos mais finos, como os de 0,45mm, pra residências e locais onde precisar de uma proteção básica. Ou os grossos, chamados de cercas elétricas industriais, que lembram as concertinas, só que eletrificadas pra comércios e indústrias. Muito bom!
O jeito mais prático é o kit que vem prontinho pra montar, com parafusos, buchas, hastes de alumínio que sustentam os fios de inox e mantêm eles em pé. Elas contam com formatos variados em M, estrela ou cantoneiras pra quinas e junção dos muros no desenho em T.
Olha, é nelas que vai encaixada a central eletrificadora, por onde passa a energia que depois é conduzida através do fio de aço. Além deles você deve colocar ainda os isoladores, uns pininhos que não deixam a eletricidade se espalhar pelo muro ou portão e dê choque nas pessoas que encostarem, sabe?
Também dá pra escolher de diferentes jeitos. A cerca elétrica convencional é acionada por uma tomada ou ligação elétrica tradicional. Ou a monitorada, que é interligada com alarmes e câmeras, e conectada a uma central de segurança patrimonial acionada automaticamente se acontecer tentativa de invasão. Demais, né?
Tem conjuntos completos como esse que vem até com placa de alerta!
Como escolher a voltagem e modelo de cerca
Você pode instalar a cerca elétrica em diversos lugares, incluindo no campo, com eletrificador rural. Ele emite baixa voltagem e um choquinho pequeno que não machuca os animais. É muito útil, por exemplo, pro gado não fugir ou pra boiada de outra propriedade não invadir o terreno. Agora, se for cercar animais pequenos, como galinhas, aí prefira a tela galvanizada, que não é elétrica.
Quando escolher a cerca elétrica, a potência deve ficar em torno de 5.000. O máximo permitido são 9.500v, ou volts. E pra não ter acidentes elétricos como curtos circuitos, ela deve vir com hastes de cobre especiais e sistema de aterramento, além da proteção para-raios pra não atrair descargas elétricas durante uma chuva, tá?
Já nas cercas urbanas, de casas, fábricas ou comércio, a voltagem pode ser de, no máximo, 10.000V. Ela precisa emitir um choque capaz de derrubar um invasor, mas não pode criar risco pra vida, hein?
Por isso, deve ser instalada em muros com um mínimo de 2,5m, ou metros, e ter essa voltagem de 10.000v distribuída em no máximo 2.500v em cada fio.
Esse kit com eletrificador e fio é recomendado também pra currais e galinheiros
Contrate um engenheiro pra ficar dentro das normas
Na hora de instalar qualquer das versões, é indicado a contratação de profissionais habilitados e com ART, ou Anotação de Responsabilidade Técnica. O documento precisa tá habilitado no Crea, Conselho Regional de Engenharia.
Nele precisa aparecer todos os detalhes técnicos dessa reforma. O órgão, inclusive, é o responsável por fiscalizar construções em que a cerca elétrica tá instalada de um jeito irregular ou sem altura mínima nas regiões urbanas.
Mas e quando o muro não atinge a metragem exigida? Aí uma solução é encaixar grades até chegar na medida padrão pedida e então tá liberado passar a cerca elétrica por ele, combinado?
Lança pra muro: barreira fácil de instalar
Outra sugestão é a lança para muro, se você não gosta do visual da concertina e não tem altura no muro de 2,5m. Ela é um conjunto de estacas bem afiadas, que podem ser incluídas nos portões.
O tipo mandíbula forma uma fileira de lâminas e é fininha. Já a dupla V, entrelaça duas carreiras, as lâminas são maiores e mais grossas que a mandíbula e conseguem ainda cruzar no formato de X. Esse desenho é bom quando o muro faz divisa com outro terreno, sabe?
Você encontra opções de lanças para muro de 1m, 5m, 10m ou 12m, dependendo da extensão do muro. A vantagem é ser mais simples de instalar que a cerca elétrica, mas também é colocada por profissionais, com os parafusos fixadores corretos. E precisa ainda respeitar a altura mínima de 2m, pra não dar acesso pra crianças ou animais.
O cercado em V com lâmina pra dentro e fora protege garagens descobertas
Escolha o cercado ideal pra segurança aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Por falar nisso, aproveita e dá uma olhadinha na matéria O que é a sirene inteligente? que eu te explico como usar a tecnologia junto com os cercados pra aumentar o monitoramento contra roubos e furtos.
E se tiver pensando em colocar alarmes e outros equipamentos ligados por dispositivos da casa inteligente, é só baixar o Google Home pra iOS e Android, que te permite controlar lâmpadas, assistentes virtuais e outros aparelhos, tá?
Ah, tá precisando também de um seguro que cubra os prejuízos em caso de roubo? Então contrate o Seguro Casa Protegida.
Aproveite e confira as ofertas de eletrificador rural.