As diferenças dos tipos de grelhas
Confira os modelos e entenda como caprichar no churrasco
Jardim e Varanda
Atualizado em 23 Dez 20
4 min de leitura
Gente, a grelha é um acessório chave pro churrasco perfeito, viu? É ela que dá o suporte aos alimentos, como carnes, peixes, legumes, pães e queijos, espalhando o calor de um jeito igual e evitando que as comidas encostem no fogo. Quer conhecer melhor as vantagens das grelhas e os diferentes tipos que dá pra encontrar? Vem comigo!
As vantagens da grelha
Olha, essa peça deixa as carnes bem macias porque mantém os sucos e não faz furinhos nela, tá? Agora, pra durar bastante tempo, o material precisa ter boa qualidade, aguentar altas temperaturas e ser fácil de limpar.
E você acha tipos com muitas vantagens. Por exemplo, algumas contam com reservatórios pra gordura, como calhas. Já outras são antiaderentes, ou seja, a comida não gruda muito nas peças. Legal!
Conhecendo os modelos de grelhas
As grelhas convencionais costumam ser a tradicional, a moeda, a argentina, a parrilla, a de folha dupla, a de cesto e a pra legumes, entre outras.
A grelha tradicional é um dos modelos mais conhecidos e conta com linhas retas espaçadas, além de base simples que deixa o calor se espalhar bem rápido. É ideal pra todas as carnes e espetos do churrasco e já vem em muitas churrasqueiras, viu?
Olha só outros modelos:
A grelha argentina ou parrilla nos churrascos em apartamento
Já a grelha argentina, também conhecida como parrilla, conta com canaletas que não deixam a gordura do alimento entrar em contato com o carvão. Ou seja, é perfeita pra quem não quer muita fumaça durante o cozimento, o que ajuda se você morar em prédio, por exemplo.
Esse modelo conta com canaletas!
Se você tá com vontade de fazer um churrasco estilo argentino ou uruguaio, essa é a melhor. Ela tem roletes que te deixam rodar a carne, que assa por igual em todas as partes.
A grelha de folha dupla tem duas partes
Agora, a grelha de folha dupla é ideal pra assar alimentos que devem ficar prensados, como acontece às vezes com frango, linguiças, porco e peixes. Até parece o modelo tradicional, com a diferença que conta com uma grelha em cima e outra embaixo.
O modelo folha dupla é perfeito pra assar um peixe inteiro!
Ah, esse tipo também é chamado de grelha de peixe, já que é incrível pra fazer esse churrasco.
Grelha de cesto: um design diferente
Outro tipo, é a grelha de cesto. Que é ótima pra preparar espetos de queijo, legumes ou pão, assim como os corações de galinha! Tem um formato de cilindro que você coloca as comidas.
Essa grelha é muito prática de usar e deixa a comida uma delícia!
A grelha pra legumes é uma opção saudável
A grelha pra legumes é feita especialmente pros vegetarianos ou apenas quem gosta de uma opção saudável no churrasco. Ela conta com espaços que acomodam do jeito certo legumes. Dá pra pôr berinjela, abobrinha, cenoura, batata e outros alimentos parecidos. Gostei!
Os vegetarianos não ficam de barriga vazia!
Grelha moeda: um tipo bem conhecido nos churrascos
Já a grelha moeda tem uma estrutura cheia de furinhos que parecem moedas mesmo. Esse tipo é ótimo pra quem quer preparar peças inteiras, como linguiças e peixes.
São vários furinhos que lembram o formato das moedas!
Outros tipos de grelhas pro seu churrasco
Olha, tem outras opções, viu? Como as redondas, as panelas pra churrasco, as grelhas de hambúrguer e as chapas das churrasqueiras. Todas são simples de limpar e deixam as comidas bem saborosas. Demais!
Na grelha de hambúrguer você faz quatro de uma vez!
A altura ideal da grelha
Uma dica importante sobre o tamanho desse item é medir o tamanho da churrasqueira antes de escolher a grelha, combinado?
Além disso, outro detalhe é a altura certa dela. As carnes pequenas precisam tá perto da brasa, ou seja, o ideal é deixar a grelha entre 15 a 20 centímetros, ou cm, do fogo.
Quando for assar pedaços inteiros, o acessório deve ficar de 40 a 50cm de distância do carvão. E os cortes duros têm que ser posicionados ainda mais alto. Como vão levar horas lá, melhor pôr a grelha entre 60 e 80cm das chamas!
E depois de colocar o alimento, o ideal é deixar assar até que apareça um suco em cima dele. Daí você pode virar pro outro lado, tá? Uma dica é usar uma pinça e não um garfo convencional, já que se a carne furar, todo o líquido é sugado e ela fica ressecada.
A distância da grelha pro fogo depende do tamanho das peças
O ponto certo da carne
Pra tentar saber qual é o ponto da carne, uma dica é encostar com cuidado um garfo e sentir. Se tiver muito mole, sinal que ainda tá mal passada. Um pouco menos, pode tá crua por dentro. E firme, quer dizer que ficou no ponto, viu? Bastante dura, sinaliza que tá bem assada.
Quando chegar no jeito que quer, é só tirar da grelha e servir! Corte sempre contra o sentido da fibra. Senão pode fazer a peça endurecer rápido.
Procurando uma grelha pra sua churrasqueira? Tem vários modelos aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Quer arrasar no próximo churrasco e entender melhor sobre os tipos de churrasqueira e as diferenças com o assador? Dá só uma olhadinha nessa matéria aqui!
Olha, esse momento pode deixar sua cozinha com bastante fumaça e odores. Se precisar de uma ajuda na instalação da coifa ou do depurador, é só clicar aqui e contratar o serviço dos nossos parceiros.
Procurando uma ajuda pra saber a quantidade certa que tem que ter de comida, bebida e carvão no seu churrasco? Baixe o app Meu churras grátis e descubra as melhores dicas. Tá disponível em Android ou iOS.
Quer praticidade na hora do churrasco? Confira as ofertas da churrasqueira de fogão.