Sensor de gás: conheça os tipos
Eu te mostro a diferença entre eles!
Cozinha
Atualizado em 27 Jul 21
2 min de leitura
Gente, o sensor de gás é um acessório de casa e construção que traz bastante segurança contra vazamentos de gás natural ou de botijão, viu? E o legal é que dá pra encontrar desde opções tradicionais até as modernas, feitas pra caprichar numa casa inteligente! Quer conhecer ele melhor? Vem comigo!
Sensor de gás tradicional e industrial
Olha, um tipo de sensor de gás muito usado em indústrias é o tradicional, tá? Também é conhecido como uma versão simples, mas bem eficaz pra notar quando tá tendo algum escape do gás. Por isso, é ideal pra residências.
Pode ser um aparelho portátil, é ótimo pra fazer a medição pertinho do gás. Outro modelo é o transportável, pra instalar em lugares específicos e que tendem até mesmo a ser perigosos. Além do fixo, que costuma trazer alarmes que liberam um barulho alto o suficiente pra chamar atenção em caso de perigo. Uau!
Esse sensor de gás convencional é ideal pra espaços confinados
Sensor de gás inteligente
Agora, o sensor de gás inteligente é um aparelhinho discreto e que arrasa na segurança de casa, sabia? Pois é! Isso porque conta com tecnologia pra sentir vários tipos de gases, como monóxido de carbono, ou CO, butano, metano, propano, gás de carvão, gás natural e o gás liquefeito de petróleo, o usado em botijões, por exemplo.
Daí, você ganha um aliado pra evitar acidentes como explosões ou mesmo asfixia, principalmente durante a noite quando toda a família tá dormindo, hein? Aí sim!
Sem falar que dá pra encontrar modelos diferentes de sensor de gás inteligente e que não gastam muita energia, como os que são controlados por smartphone, sincronizados com a ajuda da rede Wi-Fi! Legal, né?
Tem outro, dá só uma olhadinha!
Sensor de gás inteligente ativado via assistente virtual
Já tem em casa assistentes virtuais como Alexa, Google Assistant e Siri? Então, uma dica é completar a praticidade das funções deles com o sensor de gás inteligente!
Pra ativar, basta seguir as orientações tanto no sensor de gás como no aplicativo no celular. Além disso, vale saber que o aparelho conta com sensor eletromecânico para CO, e outro catalítico pra gases vindos de combustão. Por exemplo, se um pequeno incêndio começar em casa, ele vai soltar o alarme!
Esse sensor de gás inteligente usa bateria pra funcionar e dura 1 mês
Por que ter um sensor de gás?
Olha, como a maioria das casas hoje usa gás de botijão ou gás natural, aquele que vem pela rua das companhias fornecedoras, é fundamental reforçar a segurança, viu?
Nem sempre é fácil notar apenas pelo cheiro quando tá tendo algum vazamento. Por isso, a pedida certa é investir num sensor de gás, uma ajuda extra até quando você for fazer alguma viagem. Gostei!
Esse sensor de gás é com uma bateria de potência 9V
Procurando sensor de gás? Aproveite e escolha o ideal aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Quer outras dicas pra escolher o sensor de gás inteligente? Na matéria Guia do sensor de gás inteligente eu te ajudo!
Agora, precisa de um aplicativo pra caprichar na conexão com uma casa inteligente? Vale a pena baixar o Positivo Casa Inteligente! Tá disponível pra sistema operacional Android.
E pra uma forcinha com tecnologia, seja pro celular ou computador, conte com os serviços do Magalu Conecta!