Alimentos e Bebidas
Bem Estar
Casa e Decoração
Especiais da Lu
Estilo de Vida
Tecnologia

Câmeras IP ou Analógicas?

Câmeras IP ou Analógicas?

Entenda a diferença de cada modelo

Segurança

Atualizado em 20 Set 17

3 min de leitura

                 

Gente, ter uma câmera de segurança faz toda a diferença na hora de proteger sua casa ou sua empresa, né? Mas, com tantos modelos e novas tecnologias no mercado, às vezes pode pintar uma dúvida sobre qual é o tipo ideal pra você. Mas não se preocupe que vou te ajudar! Olha só:


Câmeras analógicas: as câmeras analógicas são instaladas direto na parte elétrica e não precisa de internet pra gravar as imagens. Agora, a vantagem mesmo, é o custo. Ela é muito mais barata, e você vai precisar de um circuito interno de TV, com um televisor e um gravador digital pra guardar as imagens que ela filmou, tá?


Câmeras IP: já as câmeras IP são mais modernas. É só ligar num cabo de rede ou na internet sem fio que ela manda tudo o que foi gravado direto pro seu computador portátil ou pro celular. Demais, né?

Essas câmeras não precisam de um circuito interno de TV pra funcionar e nem de um gravador. E dá pra salvar as imagens na internet ou na nuvem, que são páginas que servem pra guardar seus arquivos e dá pra acessar de qualquer lugar. É super prático!


Qual é mais fácil de instalar?

Na hora de fazer a instalação da câmera analógica, você vai precisar de rede elétrica, além de cabos de vídeo e de som ligados na TV e no gravador. Mas pra ter uma ligação bem legal entre os três equipamentos a dica é chamar um técnico especializado, viu?


Agora, a câmera IP não precisa de equipamentos extras e nem de ajuda profissional pra instalar. Dá pra conectar ela na sua internet por um cabo de rede ou, se tiver acesso sem fio, é ainda mais fácil. Basta liberar o acesso, seguindo as instruções do fabricante.


A qualidade da imagem

Por ter uma tecnologia mais moderna, a câmera IP filma com muita qualidade e uma ótima resolução. Esse modelos mais avançados, filmam até em 4k, que é uma super resolução! E mesmo as câmeras com preços mais moderados geralmente entregam uma imagem com qualidade ideal pra ver bem rostos e imagens de fundo.


Já a câmera analógica tem imagens um pouco mais fracas. Ela é boa pra ser colocada, por exemplo, bem na porta de entrada da sua casa se lá tiver uma boa iluminação. E serve pra filmar quem tá logo na entrada. Agora, se você quer ter um monitoramento de uma área maior pra enxergar tudo o que acontece na sua rua, aí a câmera IP é a mais indicada.


Recursos inteligentes

As câmeras analógicas fazem imagens que são mandadas pra um gravador digital. Dá pra comprar a câmera sozinha ou então um kit que vem com a câmera, o gravador,  os cabos e outras pecinhas necessárias pra instalação. Se quiser ver alguma imagem, fique tranquilo, a maioria dos modelos de gravador digital enviam as imagens direto pela internet, o que não acontecia em modelos mais antigos. Mas, se alguém invadir sua casa, elas não têm como te avisar na hora. Por isso é bom instalar um alarme junto, combinado?


Já as câmera IP têm alguns recursos bem legais pra evitar esse problema. Por exemplo, dá pra baixar um programa no seu celular pra acompanhar o que ela tá gravando à distância e você mesmo monitorar tudo de longe! E as mais modernas têm um sistema que evita vandalismo e invasão. Funciona assim, ela envia uma mensagem de texto pro seu celular ou seu e-mail se tiver alguma movimentação suspeita no lugar que tá sendo monitorado ou se alguém tentar destruir a sua câmera. Demais, né?


E aí, já decidiu qual escolher? Aqui no Magazine Luiza você encontra a câmera de segurança ideal pra sua casa ou pro seu negócio!