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Junta homocinética: o que é?

Junta homocinética: o que é?

Vem saber a importância dela e como conservar

Autopeças

Atualizado em 11 Ago 21

3 min de leitura

Junta homocinética

Gente, a junta homocinética é uma peça indispensável pra mandar a força do motor pras rodas da frente dos carros, sabe? É ela que permite que as rodas girem do jeito certo e com segurança em qualquer condição de asfalto, além de ser a responsável pela tração nelas. Vem comigo que eu te explico detalhes!

 

Como a homocinética funciona


A junta homocinética é uma parte do carro que usa vários rolamentos, que são esferas que correm dentro de um trilho e se mexem junto com o eixo das rodas, tá? Esse conjunto também é o que equilibra o balanceamento do veículo, importante pra dirigir com conforto e segurança. Aí sim!


Ela liga o eixo e semieixo de transmissão do carro, duas peças que transferem a energia do motor, pra você conseguir trocar as marchas, por exemplo.


Isso é ótimo pra deixar a direção segura e precisa, principalmente se for um veículo 4X4, com tração nas 4 rodas. Assim, suporta subidas íngremes, estradas de terra e terrenos difíceis ou escorregadios, viu? A junta dá estabilidade pro carro não perder o controle quando passa por buracos nas estradas ou tiver chovendo.


Um detalhe é que ela pode ser do tipo fixa, que vai encaixada entre o eixo homocinético e a roda. A versão deslizante fica entre o eixo e o câmbio. Ou ainda a tripóide, num desenho de garfo, posicionada na parte de dentro do eixo. Ela, inclusive, é a mais avançada porque ajuda a diminuir o atrito e desgaste dos rolamentos.


Na hora de escolher uma nova, é essencial saber qual das juntas precisa trocar e olhar na descrição com qual modelo, ano e tipo de motor é compatível. Tem que levar em consideração também se ele é manual, automático, com direção convencional, elétrica ou hidráulica.

 

Sinais de que a Homocinética tem problemas


Por falar em troca, essa é uma peça que dura muito tempo, mais de 50 mil km, ou quilômetros, antes de ser substituída. Uau! Mas se você não der atenção quando faz a manutenção preventiva, pode apresentar problemas e encarecer bastante o conserto de vários outros itens depois, hein?


Alguns dos sinais de que ela anda falhando são barulhos estranhos ou ruído de estalo, principalmente nas curvas que precisam de mais potência. O motor dá a impressão de perder a força na troca de marchas e subidas. É porque a energia que sai dele não tá chegando direito nas rodas.


Olha, dependendo do defeito, tem que trocar tudo ou só uma pecinha, como a coifa e as braçadeiras. As coifas servem pra proteger a parte interna da junta onde tão os rolamentos. Sem manutenção, a graxa dela acaba ressecando e pode entrar sujeira, poluição ou umidade.

 

Junta homocinética
O kit de coifa vem com graxa e braçadeiras próprias pra vedação ficar impecável


Mas outra situação que também estraga é quando as mudanças no carro afetam a suspensão. Se você ama carros tunados, deve consultar sempre um profissional antes de personalizar. Porque se sobrecarregar a junta, aparecem rachaduras nela ou defeitos no cubo do eixo da roda. E aí todo conjunto da homocinética deve ser substituído, combinado?


Esse tipo de problema aparece principalmente nos veículos rebaixados ou com suspensões diferentes da original de fábrica. As customizações forçam o semieixo e sobrecarregam a ligação da junta no câmbio.

 

Como fazer ela durar mais


Além de manter sempre a suspensão original e calibrada como manda o fabricante, é legal fazer a cambagem, que é o alinhamento certinho da inclinação das rodas e dos rolamentos, viu? A falta desse cuidado também é motivo pro desgaste da homocinética.


Outro detalhe é cuidar dos coxins. Isso porque eles mantêm o alinhamento do eixo, motor e suspensão em dia. Quando não tem manutenção, jogam pressão na homocinética e as rodas perdem a força. Você vai sentir que o carro dá tipo um tranco nas subidas.


 Kit de junta homocinética
Precisa trocar tudo? O kit com duas juntas já vem com coifas, graxa e braçadeiras


Sabia que o encaixe correto das peças também faz toda a diferença? Pois é! Se apertar demais a porca que aperta o cubo, a junta fixa pode trincar. Então é bom fazer a troca ou manutenção dela sempre com profissionais.


Ah, é importante ainda usar a graxa que vem com a peça nova e vedar direitinho pra não entrar ar nem sujeiras.


Encontre a junta homocinética que você precisa aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais:


Só que nem sempre barulho é problema na junta. As pastilhas também precisam de cuidado. Na matéria Pastilha de freio: quando trocar? eu separei dicas pra te ajudar a identificar quando o defeito tá nelas.


Olha, e um jeito de evitar estragar o carro é escolher o melhor trajeto. Com o app Waze pra Android ou iOS você tem GPS e várias opções de itinerário.


Ah, e antes de pegar estrada, a dica é contratar os nossos parceiros pra checar o alinhamento e balanceamento, assim você viaja com mais segurança.