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Manutenção do pneu da moto

Manutenção do pneu da moto

Fique de olho no alinhamento, balanceamento e calibragem!

Motos

Atualizado em 4 Mai 18

2 min de leitura

Sabia que uma moto com pneus em boas condições é bem mais fácil e segura de dirigir? Pois é! E o bom é que se você cuidar bem, eles até ajudam a economizar combustível. Agora, vem comigo que eu te conto como manter seus pneus sempre incríveis.


Entendendo alinhamento e balanceamento

Antes de tudo, é importante você entender direitinho o que é o balanceamento e o alinhamento do pneu da sua moto, tá?


Basicamente, o alinhamento é o que garante que os pneus estejam retinhos entre eles, enquanto que o balanceamento vai equilibrar o peso de cada parte do pneu pra que ele rode sem vibrações. Mas fique tranquilo, porque quando você leva a sua moto na oficina, esses dois procedimentos são oferecidos juntos. E, gente, é ideal deixar sua moto em perfeitas condições pra não ter problemas no dia a dia, viu?


Outra detalhe que os especialistas recomendam é que o próprio motorista fique de olho se a moto apresenta vibrações enquanto é dirigida ou se fica difícil de fazer curvas porque o guidão puxa mais pra um lado do que pro outro. Então, se você perceber qualquer mudança na sua moto, e ela tiver mais difícil de comandar, é sinal de que tá na hora de ir a uma oficina avaliar a necessidade de alinhamento e balanceamento.


Saiba quando fazer alinhamento e balanceamento

Ao contrário da lubrificação da corrente, que tem tempo definido pra ser feita, alinhamento e balanceamento podem ser feitos apenas quando a moto começar a apresentar dificuldades na condução. Só não pode esperar muito pra levar no mecânico quando isso acontecer pra não ficar perigoso, tá?


Tipos de balanceamento

Quando seu pneu tá desbalanceado, ele desgasta mais rápido. E é muito comum isso acontecer em só uma parte dele. Fica que nem quando você pisa errado no seu tênis e o sapato fica torto, sabe? Pra corrigir esse problema, tem dois tipos de balanceamento que podem ser feitos.


O primeiro é o balanceamento estático, em que todos os ajustes são feitos de maneira manual. Sendo assim, é preciso confiar muito no mecânico e na habilidade dele. A segunda é o balanceamento dinâmico, que usa scanners pra detectar os problemas e, desse jeito, contrabalancear o peso.


Calibragem dos pneus

Olha, outro detalhe muito importante é a calibração dos pneus da motocicleta! Ela deve ser feita de três a quatro vezes por mês. E não é qualquer quantidade de ar que você pode colocar ou tirar, tá? É ideal seguir as instruções do manual da sua moto, pois cada modelo tem um nível de calibragem diferente.


Mas, de modo geral, estradas de terra pedem calibragem mais baixas, enquanto as de asfalto costumam ser mais altas. Em todo caso, cuidado com a quantidade de ar que você põe. Se tiver muito cheio, o pneu absorve menos os impactos e isso pode diminuir a vida útil dele. Já com pouco ar, o motor precisa trabalhar mais e isso afeta o desempenho do veículo na pista.


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