Farol alto ou baixo: quando usar?
Eu tiro as principais dúvidas sobre isso!
Iluminação Automotiva
Atualizado em 29 Mar 21
3 min de leitura
Gente, o farol automotivo é uma peça de iluminação de carro, moto, ônibus e caminhões muito importante pra enxergar bem trajetos como ruas e estradas, viu? E dá pra encontrar diferentes tipos, como o convencional, o farol de milha e o farol de neblina. Mas você sabe como usar do jeito certinho nas funções alto e baixo? Vem comigo que eu te conto!
Escolhendo qual a luz de farol ligar
Olha, o farol baixo é ideal pra funcionar à noite em vias iluminadas e durante o dia em lugares como túneis com pouca luz, tá? Já pra ônibus e motos, os faróis devem tá sempre ligados, em qualquer hora do dia.
Agora, apesar de não ser obrigatório de dia pra caminhões, se tiver em estradas a recomendação é tá com ele ligado, pra reforçar os cuidados contra acidentes. E o legal é que muitos caminhoneiros seguem essa dica, dando uma forcinha pra segurança de todos!
Já o farol alto é um ótimo aliado na condução em caminhos sem iluminação pública. Só que é importante redobrar a atenção em vias de mão dupla, principalmente quando cruzar com os demais veículos. Isso porque a luz forte pode confundir o outro motorista. Então, nesse caso a dica é diminuir o farol por alguns instantes, combinado?
Ah, tem ainda a luz baixa e alta com movimentos rápidos ao mesmo tempo, por um curto período, conhecido também como intermitente. Essa sinalização é necessária em situações de ultrapassagem ou pra indicar perigo ao condutor da frente.
Em estradas e vias de acesso às cidades, o farol ligado faz parte das leis de trânsito
Conhecendo os tipos de farol
O farol automotivo é encontrado no modelo convencional, que funciona como a principal fonte de luz do veículo. Por isso, é uma peça obrigatória em qualquer veículo, como carros, motos, ônibus e caminhões.
Além dessa, tem o farol de milha, bem potente pra ajudar a clarear grandes distâncias. O bom é que alguns tipos alcançam até 20m, metros, o que dá segurança na direção.
É ideal pra lugares escuros, como estradas de difícil acesso ou rodovias sem iluminação pública. O farol de milha fica na frente ou no teto do carro, por exemplo.
Agora, o farol de neblina é ótimo e fundamental pra enfrentar nevoeiros, chuvas, neblina ou mesmo tempestades! Ou seja, clareia ambientes e vias com pouca visão. Geralmente tão instalados logo abaixo do pára-choque, e jogam a luz de baixo pra cima, pra não confundir os outros motoristas. Aí sim, hein?
E o farol de socorro é um tipo de farol de milha, mas usado em veículos pra prestar assistência, em pescarias, caça e qualquer atividade noturna. Conta com um tamanho grande, de uns 230mm, milímetros, com lâmpada potente e ligação feita na bateria com um cabo auxiliar de 12V, volts.
Esse farol de milha serve pra carros como Gol, Parati e Saveiro
Precisando de farol automotivo? Aproveite e escolha o ideal aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Ah, e assim como o farol é importante pro carro, o volante também, viu? Na matéria Escolha o volante ideal pro carro eu separei dicas pra investir na melhor opção!
E pra pegar estrada ou encontrar o trajeto ideal na cidade, vale a pena baixar o aplicativo Waze! Tá disponível pra sistema operacional Android e iOS.
Já pra arrasar na manutenção do veículo, como alinhamento e balanceamento, conte com os serviços dos nossos parceiros!