Ligação Bridge: conheça sobre
Entenda a funcionalidade da ligação BRIDGE para o Subwoofer do seu sistema de som
Som e Acessórios
Atualizado em 27 Jul 10
1 min de leitura
A ligação BRIDGE (ponte, em inglês) possibilita o uso de dois amplificadores como se fossem um só, com o dobro de potência sonora.
Como funciona a ligação?
Este processo se dá com a conexão do polo positivo do Subwoofer na saída positiva do canal esquerdo, e o polo negativo na saída negativa do canal direito. Tecnicamente, trata-se de uma forma de ligação em que a tensão originada pelo amplificador é duas vezes maior que a de um canal, independente do tipo de carga. Ela é possível em amplificadores que não sejam do tipo Booster ? mais comuns no mercado brasileiro por seu baixo custo. Já nos módulos Mosfet ? que privilegiam a qualidade do som-, uma configuração especial se faz necessária para que funcionem.
Esta conexão possibilita uma saída mono com até duas vezes mais potência do que uma ligação normal de estéreo. Ela pode ser bem útil se você quer ?abalar o quarteirão? com o seu equipamento de som, mas o uso de potências desproporcionais pode queimar os alto-falantes do equipamento, e é isso o que você precisa saber na hora de comprar caso opte por este tipo de instalação. Não leve um subwoofer muito fraco e um amplificador muito potente para casa, ou isso pode acontecer. Isso também ocorre quando o alto-falante não tem impedância correspondente a do amplificador: se ela for muito baixa, poderá queimar subwoofers e esquentar excessivamente o módulo.
Conheça os subwoofers que estão à venda e equipe o seu carro para reproduzir os graves das músicas em alta qualidade.