Ar-condicionado : dicas para comprar
Eu te mosto qual a função dos BTUs e como escolher o ideal
Ar-Condicionado
Atualizado em 1 Out 9
4 min de leitura
Gente, o ar-condicionado é um aparelho pra refrescar do calor ou manter o ambiente climatizado e bem agradável, né? Ele serve pra casas e empresas, sejam em espaços grandes ou pequenos, e tem vários modelos que você pode optar. Quer saber mais sobre esse item? Então vem comigo!
Tipos de Ar Condicionado
Pra começar, o ar-condicionado pega o ar quente do lugar e troca calor com o gás refrigerado. Depois devolve uma temperatura mais baixa, sabe?
Só que você encontra diferentes modelos e com funções próprias. Afinal, os aparelhos tão sempre ficando mais tecnológicos e hoje apresentam soluções inovadoras, como ciclo quente-frio e a função chamada de Inverter, que economiza energia, por exemplo.
Mas antes que você fique com dúvidas, separei informações legais de alguns tipos de ar pra te ajudar a escolher o que mais atende sua necessidade. Olha só!
Ar Condicionado Janela: otimiza a instalação
O modelo de janela é bom pra quem não quer fazer um buraco na parede, porque geralmente é só colocar numa das janelas.
Você acha uns modelos atuais que contam até com sistema de renovação de ar e que têm nível de ruído baixo.
Ar Portátil: fácil de carregar e usar
Por ser portátil, essa opção de ar-condicionado é bem prático e não precisa de instalação, ou seja, é só ligar na tomada.
Um detalhe é que você consegue levar numa viagem ou pra outros cômodos da casa. Mas ele não é tão potente, por isso é bom pra espaços menores e com poucas pessoas, tá?
Esse portátil faz resfriamento, aquecimento, desumidificação e purificação
Reverso: bom pra diferentes momentos
Agora, o modelo reverso serve pra esfriar e pra esquentar um ambiente. Com ele, dá pra passar o calor que vem de fora pra dentro do lugar.
Então eles são ótimos tanto no verão quanto no inverno, o que traz mais praticidade no dia a dia.
Split: potência e tecnologia
Já o ar-condicionado split é um modelo moderno. Ele tem alta potência e mais funções que os outros, controle remoto, além de um recurso que ajuda a economizar energia. Alguns até usam assistente virtual de voz. Legal, né?
Mas a instalação não é tão simples e, em muitos casos, precisa de um técnico pra colocar no lugar. Até porque a parte evaporadora dele fica na área interna e a condensadora de fora.
O que são BTUs?
Olha, já ouviu falar sobre os diferentes BTUS dos aparelhos de ar e teve dúvida do que é? Eu te explico!
Assim, essa é uma sigla que, traduzida do inglês, significa Unidade Térmica Britânica e serve pra medir a quantidade de energia que é necessária pra conseguir mudar a temperatura de um ambiente, tá?
Por isso, quanto mais BTUs um ar-condicionado tiver, mais ele vai ser potente pra esquentar ou resfriar o espaço que tá instalado. Gostei!
Esse Split climatiza até 25m2, ou metros quadrados
BTUs mais comuns
Os BTUS mais usados e que você encontra nas lojas são o de janela com 7.500 BTUs, ideais pra áreas de 12 metros quadrados, o split de 9 mil, pra até 15m2, e muitos outros.
Agora, dá pra achar ar-condicionado que vem com 15000 BTUs. Uau! Aliás, o primeiro a ter essa quantidade é o da LG que, além de ser bastante potente, traz uma economia de energia de 70 por cento.
Ele refrigera 40 por cento mais rápido que outros modelos e ainda conta com a função de comando de voz com o Google Assistente. Um luxo!
Como escolher a capacidade de refrigeração?
Pra decidir a capacidade de BTUS, você precisa ver a medida do lugar, o cômodo, quantas pessoas ficam nele e as janelas do espaço. Além da luz que entra e até os eletrônicos e eletrodomésticos presentes, como geladeira ou fogão, viu?
Outro detalhe é que a potência pra refrigeração depende da medida do aparelho. Isso quer dizer que quanto maior ele for, mais capacidade vai ter.
Ou seja, o tanto de BTUs indica a área que é capaz de refrigerar. Então, o tamanho do quarto, da sala ou do escritório é que mostra quantos BTUs o ar-condicionado deve ter.
Modelo Inverter Ultra com 9.000 BTUs
Então qual é a melhor opção?
Como falei ali em cima, pra escolher o melhor ar-condicionado, você deve ver o tamanho do ambiente e fazer um cálculo.
Desse jeito, pra um lugar que a luz do sol não bate muito, como um quarto de 14 metros quadrados e que só uma pessoa dorme, é só multiplicar esse valor pelo mínimo de BTUs necessários por metro quadrado, que é 600.
Aí a conta fica assim: (600 x 14) + 600, já que é só pra uma pessoa, o que dá 9.000. Esse é o tanto de BTUs que você vai precisar pra que o ar fique agradável.
Mas se tiver mais de uma pessoa nesse cômodo ou um aparelho eletrônico, então é só acrescentar 600, ou seja, (600 x 14) + 600 + 600 = 9.600.
Já pra um espaço em que o sol bate forte, aí é só substituir os 600 por 800, que é o máximo por metro quadrado, e seguir a mesma lógica, combinado? Ótimo!
Esse é um exemplo de ar-condicionado de janela
Tecnologias que facilitam o dia a dia
Olha, alguns tipos de ar-condicionado têm funções bem legais que ajudam a melhorar o uso e facilitar a rotina. Por isso, separei as principais delas pra você conhecer as tecnologias desses aparelhos:
- Superturbo: faz o ar do ambiente chegar mais rápido na temperatura que você deseja.
- Autolimpeza: ele mesmo se limpa pra não jogar um ar contaminado por sujeira na área.
- Timer: dá pra programar um tempo certo pra ele ficar ligado.
Ficou com vontade de ter um ar-condicionado? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções. Vem escolher a ideal!
Saiba mais:
Já ouviu falar no ar-condicionado WindFree? Dá uma olhadinha na matéria Conheça o ar condicionado sem vento pra conhecer esse acessório!
E se quiser usar o Google Assistente pra controlar o ar do aparelho, baixe o aplicativo. Ele tá disponível pra Android e iOS.
Caso precise de ajuda com a instalação do ar-condicionado, conte com os nossos parceiros!