FUVEST - 3 LIVROS DA LISTA DE LIVROS 2024
• Marília de Dirceu - Tomás Antônio Gonzaga
• Nós Matamos O Cão Tinhoso ! – Luís Bernardo Honwana
• Dois Irmãos – Milton Hatoum - Nova Edição - Fuvest
======================================================================
MARILIA DE DIRCEU
Tomás Antônio Gonzaga
======================================================================
Marília de Dirceu reúne a maior parte da breve produção literária de Tomás Antônio Gonzaga. As liras que compõem esta obra, muito além de um extravasamento amoroso, são um diálogo com os acontecimentos políticos, sociais e artísticos testemunhados pelo poeta e foram compostas, em parte, em seu período de cárcere, que antecedeu o exílio.
Marcada pelo dualismo entre o universo imanente que é a arte e a realidade como ponto de partida, entre o presente turbulento do século XVIII e a Antiguidade clássica, Marília de Dirceu influenciou toda a literatura brasileira vindoura, prenunciou o Romantismo e tornou-se um dos mais importantes clássicos de nossa língua.
Num período em que o Brasil era parte do Império Português e em que literatura brasileira e portuguesa ainda não se distinguiam, Tomás Antônio Gonzaga deu alguns dos primeiros passos rumo a uma literatura nacional.
Ficha Técnica
Número de páginas: 272
Peso: 280 gramas
Formato: 12 x 18 cm
Idioma: Português
Capa: Dura
Editora: Martin Claret
======================================================================
NÓS MATAMOS O CÃO TINHOSO!
Luís Bernardo Honwana
======================================================================
A Kapulana traz de volta para o Brasil o livro de contos Nós matamos o Cão Tinhoso!, do moçambicano Luís Bernardo Honwana.
Obra da literatura africana com reconhecimento internacional, emociona o leitor ao mostrar de forma inovadora e universal olhares, sentimentos e aspirações de um povo em luta contra a opressão. Um dos 100 melhores livros africanos do século XX! “Zimbabwe International Book Fair”
1o conto: Nós matamos o Cão Tinhoso! “O Cão Tinhoso passava o tempo todo a dormir, mas às vezes andava, e então eu gostava de o ver, com os ossos todos mostrados no corpo magro, de pele velha, cheia de pelos brancos, cicatrizes e muitas feridas. Eu nunca via o Cão Tinhoso a correr e nem sei mesmo se ele era capaz disso, porque andava todo a tremer, mesmo sem haver frio, fazendo balanço com a cabeça, como os bois e dando uns passos tão malucos que parecia uma carroça velha.” “O Cão Tinhoso tinha a pele velha, cheia de pelos brancos, cicatrizes e muitas feridas, e em muitos sítios não tinha pelos nenhuns, nem brancos nem pretos e a pele era preta e cheia de rugas como a pele de um gala-gala. Ninguém gostava de lhe passar a mão pelas costas como aos outros cães.” “[...] O Cão Tinhoso olhava-me quando me voltei para ele. Os seus olhos azuis não tinham brilho nenhum, mas eram enormes e estavam cheios de lágrimas que lhe escorriam pelo focinho. Metiam medo aqueles olhos, assim tão grandes, a olhar para mim como uma pessoa a pedir qualquer coisa sem querer dizer. Quando eu olhava para eles sentia um peso muito maior do que quando tinha a corda a tremer de tão esticada, com o chiar dos ossos a querer fugir da minha mão e com os latidos que saíam a chiar, afogados na boca fechada.”
Ficha Técnica
Número de páginas: 148
Peso: 170 gramas
Formato: 14 x 21 cm
Idioma: Português
Capa: Brochura com orelhas
Editora: Kapulana
======================================================================
DOIS IRMÃOS (NOVA EDIÇÃO) – FUVEST
Milton Hatoum
======================================================================
Neste romance de intensa dramaticidade, Milton Hatoum narra a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai, a irmã e, de outro lado, com a empregada da família e seu filho, um menino cuja infância é moldada justamente por esta condição: ser o filho da empregada.
Leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.
Onze anos depois da publicação de Relato de um certo Oriente, Milton Hatoum retoma os temas do drama familiar e da casa que se desfaz. Dois irmãos é a história de como se constroem as relações de identidade e diferença numa família em crise.
O enredo desta vez tem como centro a história de dois irmãos gêmeos - Yaqub e Omar - e suas relações com a mãe, o pai e a irmã. Moram na mesma casa Domingas, empregada da família, e seu filho. Esse menino - o filho da empregada - narra, trinta anos depois, os dramas que testemunhou calado. Buscando a identidade de seu pai entre os homens da casa, ele tenta reconstruir os cacos do passado, ora como testemunha, ora como quem ouviu e guardou, mudo, as histórias dos outros.
Do seu canto, ele vê personagens que se entregam ao incesto, à vingança, à paixão desmesurada. O lugar da família se estende ao espaço de Manaus, o porto à margem do rio Negro: a cidade e o rio, metáforas das ruínas e da passagem do tempo, acompanham o andamento do drama familiar.
Ficha Técnica
Número de Páginas: 280
Peso: 350 gramas
Formato: 14 x 21 cm
Idioma: Português
Acabamento: Brochura
Editora: Companhia das Letras